Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Médicos cubanos zeram mortalidade infantil em município do Piauí

Médicos cubanos são professores no curso de Medicina da Universidade Che Guevara. Em tempo: em Cuba não se vende diploma de Medicina.

em 19 de janeiro de 2016

Há 1 ano não morre criança nem parturiente em Barras, no Piauí. Milagre? Não. São os médicos cubanos.

Médico cubano, Jorge Jordan fala à reportagem do O Olho sobre o programa; Foto: João Alberto/ O Olho

Mais precisamente, são os médicos cubanos Omar Diaz e Olívia Rodriguez Gonzalez. Eles exercem a Medicina que Hipócrates ensinou.

Os médicos cubanos são professores no curso de Medicina da Universidade Che Guevara. Em tempo: em Cuba não se vende diploma de Medicina, como se vende no Brasil.

E qual a diferença?

A diferença é que, na escola particular, o critério de aprovação é o carnê de pagamento em dia. Ninguém reprova um aluno que está em dia com a mensalidade – senão, o pai o retira da escola.

E aí, já se viu como é…

Domingo, o Fantástico denunciou que 500 mil pacientes morrem no Brasil todos os anos devido a erros médicos e contaminação hospitalar.

Interessante é que 10 mil e 500 médicos cubanos estão trabalhando no Brasil e nenhum caso de erro médico e morte de pacientes assistidos por eles foi registrado.

Milagre?

Vale ressaltar que os médicos cubanos estão trabalhando em 17 Países simultaneamente sem um registro sequer de negligência ou erro médico.

Alguém pode explicar isso?

Fonte: Blog do Bob\O Olho

13 Comentários

  1. Maria Luiza Cezar Borges disse:

    É claro que não podemos generalizar, dizendo que todos os médicos no Brasil são ruins. Mas é fato que os médicos cubanos estão realizando um trabalho eficiente e compensador para a população. Lembrando que geralmente esses médicos atuam em localidades, de difícil acesso, em que grande parte dos médicos brasileiros, não querem trabalhar.

  2. Fernanda Machado disse:

    INFORMAÇÃO FALSA.
    Taxa de mortalidade infantil melhora no Piauí, mas ainda é a 5ª pior do país
    Número pode ser ainda maior se considerados os óbitos não registrados.
    Sesapi trabalha com outra taxa, mas diz que números do IBGE preocupam.

    http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/12/taxa-de-mortalidade-infantil-melhora-no-piaui-mas-ainda-e-5-pior-do-pais.html

  3. Romulo disse:

    Esse português impecável da população carente está demais, acho que oa professores são cubanos também….. Tá feio, pode parar de manipular….

  4. Miguel disse:

    Vários programas foram criados ou implementados pelo atual governo visando melhorar a vida da população menos favorecida mas o melhor de todos, de forma disparada sem dúvidas nenhuma foi o MAIS MÉDICOS os cubanos Cubanos foram os mais criticados justamente por que eram os que mais ameaçavam os Brasileiros folgados e sem competência porque os competência ninguém os ameaça. Parabéns a todos os os profissionais Cubanos, em especial JORGE LUIZ NUNES LOPES profissional sem par!!!!

  5. Suzana Machado Souza disse:

    É verdade ,aqui no município onde moro estamos sendo tratados por um médico Cubano é para mim em 18 anos que estou morando aqui sem dúvida nenhuma posso afirmar que neste período de tempo foi e é o melhor médico que tivemos e graças a Deus ainda temos . Só não entendo uma coisa o porque de eles não poderem trazer suas famílias para morar junto .

    • GERALDO AFONSO DOS SANTOS disse:

      Muitos (as) médicos (as) cubanos são solteiros. Quanto aos que não trazem família depende de motivos diversos: atividades múltiplas de membros da família em seu país.Mas o principal deles, se há proibição, suponho ser por motivo de segurança contra a imoralidade das tentações capitalistas, principalmente as propostas inescrupulosas de organismos nacionais e até internacionais e da mídia, como no caso da “blogueira cubana” que saiu por aí dando entrevistas e ganhando dinheiro para difamar o regime cubano. A seu respeito Nestor Mendes Jr., jornalista, em artigo de sua coluna para o Jornal A Tarde, (25/02/2013) assim relata:
      “Não queria perder meu tampo nem gastar o meu português com esta blogueira cubana, […]”
      “Quem quiser entender um pouco mais sobre Cuba, o povo cubano e a Revolução que transformou o país de chiqueiro dos EUA para um dos melhores IDHs do mundo, deve ler CUBA: UMA NOVA HISTÓRIA, de Richard Gott. Não se trata de um autor latino americano, com a “doença infantil do esquerdismo,” nem membro da Juventude Socialista da “Universidade Estadual de Feira de Santana”.
      Difícil é entender isso e toda a complexidade da Revolução Cubana. O que ninguém debate é porque o povo cubano já não acabou, em mais de 50 anos, com o regime que ajudou a criar. Repressão? Então, por que a União Soviética desmoronou, se era mais forte e ainda mais ditatorial? Se é tão opressor, como pode a blogueira,criar em Cuba um blog? […]
      ” A blogueira, que morava na Suíça, antes de voltar livremente para Cuba, amealha uma fortuna de quinhentos mil dólares por causa de um blog desimportante para o povo cubano, mas que arrecada dinheiro através de prêmios pagos por aqueles que nunca engoliram uma Cuba para os cubanos […]”.

  6. Ricardo Valente disse:

    Fui tratado em Capão da Canoa no RS e não posso de deixar registrado a tranquilidade e atenção dispensados pelo doutor Javier (cubano) em outras vezes fui tratado como bixo agora como gente.

  7. Joaquim Lucas Furtado disse:

    Concordo plenamente com a postura dos Médicos cubanos: Dra. Olívia e Dr. Omar(meus Amigos pessoais), são dois profissionais dedicados à causa da Saúde na minha Terra. Discordo, no entanto da depreciação que a reportagem faz à Faculdade particular, pois os Médicos brasileiros oriundos delas que atuam em Barras, também exercem as suas profissões com muita dignidade.

  8. adv.barbara@hotmail.com disse:

    Eu estudo o direito fundamental à saúde, gostaria de saber qual foi a fonte usada na reportagem para utilizar como estatística na minha dissertação.

  9. José Fernandes disse:

    Desde o início do Programa Mais Médicos que venho acompanhando o trabalho desses profissionais e a repercussão como um todo. No início houve aquele auê todo da imprensa sensacionalista, tendenciosa e conservadora, mas aí os Médicos, principalmente os Cubanos que são os mais visados, não se deixaram intimidar, assim como o Governo, e continuaram seu trabalho, salvando vidas e dando vida melhor para os pobres, principalmente, até que eles deixaram de lado e como não têm de que reclamar, também não elogiam, mas é do caráter deles.
    Essa constatação de queda na mortalidade infantil e de melhora na saúde e nos atendimentos para mim não é surpresa, pois conheço um pouco do que se faz em Cuba e aqui não seria diferente,ou melhor é diferente para melhor,pois temos mais acesso ao que se precisa para fazer um bom trabalho. O caráter dos Cubanos é forjado pela luta em defesa da vida e isso eles aprendem desde cedo e, em se tratando de Medicina eles são os melhores do mundo no que tange o tratamento humano, pois os recursos materiais são limitados aí eles fazem o que nós tentamos e não conseguimos, pois somos muito individualistas e corruptos. Vimos muitas denúncias e prisões de médicos brasileiros por matarem pacientes, pessoas, e venderem seus órgãos e outros casos menos graves, mas importantes que são aqueles que recebem apenas por baterem o ponto e saem para atenderem em suas clínicas particulares deixando a população morrer nos hospitais. Parabéns aos Médicos Cubanos e obrigado por nos ajudar.

    • Lara disse:

      Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre o Programa Mais Médicos no Marco da Cooperação Internacional pela Saúde. Si poderem compartilhar fontes de informação e dados estatísticos sobre qualquer aspecto programa, ficaria muito grata.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.