Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Em Picos, prefeito Jorismar participa do ‘Movimento Municipalista’ em apoio a reativação da AMPICOS

Na ocasião, o prefeito pontuou a união das cidades da região de Picos como base fundamental ao fortalecimento da administração municipal, sobretudo em tempos de dificuldades financeiras e crise hídrica.

em 04 de agosto de 2017

O prefeito de Alagoinha do Piauí, Jorismar (PT), esteve nesta sexta-feira (4) na primeira edição do ‘Movimento Municipalista’, evento proposto com o objetivo de debater o fortalecimento e a união dos municípios da região de Picos.

Na ocasião, foi realizado o lançamento oficial da ‘Associação dos Municípios do Vale do Itaim – AMVI’ e a reativação da ‘Associação dos Municípios da Microrregião de Picos – AMPICOS’, que promoveram o evento com o apoio da APPM e CNM.

De rico conhecimento, os presentes acompanharam as palestras ministradas pelo presidente da Escola dos Municípios, Marcos Patrício, pelo ex-senador Freitas Neto e pelo consultor da CNM, Sérgio Aureliano, tratando de assuntos pertinentes e de ligação direta com a municipalidade da região, abordando temas como: Previdência dos Municípios, Consórcios, Ampliação de Receita, Modelo de Gestão, Consórcios Intermunicipais, Incremento de Arrecadação, dentre outros.

Em entrevista ao Piauí em Foco, o prefeito Jorismar declarou seu apoio à reativação da AMPICOS, destacando a Associação como importante meio para conquista de melhorias as pequenas cidades da microrregião, pontuando a união como base fundamental ao fortalecimento da administração municipal, sobretudo com a oportunidade de um órgão mais próximo da área onde fica situado Alagoinha do Piauí.

“Acredito que nessa reunião a gente começa a se organizar por região, pela região aqui de Picos que precisa muito, principalmente por estarmos no semiárido, sendo um local mais sofrido do nosso estado. Com essa união maior, espero que a gente possa ficar mais forte e conseguir projetos de indústrias e melhorias aos nossos municípios”, pontuou o gestor.

Jorismar destacou ainda as dificuldades enfrentadas pelos municípios de pequeno porte diante da crise econômica nacional e do longo período de seca, em decorrência da falta de chuva que atinge há anos toda região. O gestor relatou a necessidade de parcerias, consórcios e mais ajuda mútua para o enfretamento ao momento administrativo atual cheio de problemas.

O prefeito tem buscado constantes melhorias para Alagoinha e espera entregar ainda neste mês de agosto, junto ao Governador Wellington Dias, uma rede de reforço elétrico da subestação da localidade de ‘Mandacaru’ com a cidade de Alagoinha, buscando resolver o problema da energia fornecida no município. Porém, um dos principais problemas tem sido no setor do abastecimento de água, o qual sofreu um grande déficit com as novas definições da Defesa Civil e Exército, que diminuiu significativamente a distribuição de água na zona rural e sede do município, que enfrenta séria crise no setor. Para amenizar as dificuldades, a gestão tem se mobilizado com contrapartida para o abastecimento e aguarda retorno das atividades da Defesa Civil para amenizar o sofrimento da população.

Além de gestores municipais, o ‘Movimento’ contou com a participação do deputado Federal, Júlio César; do presidente da APPM, prefeito Gil Carlos; presidente da OAB Picos, Francimar Moura; presidente da Escola dos Municípios, Marcos Patrício; presidente da AMVI, prefeito Antoniel, o ‘Toninho’; ex-presidente da AMPICOS, prefeito Raimundo Renato; ex-senador Freitas Neto; consulto da CNM, Sérgio Aureliano dentre outros.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.