Em Fronteiras, criatividade, talento e cultura marcam culminância do ‘Projeto de Leitura’ da SEMED com participação de todas as escolas municipais; fotos!
Grandes autores foram levados até as salas de aula e todo trabalho desenvolvido foi apresentado na culminância desta sexta-feira (25) através de uma grande exposição rica em criatividade, conhecimento e muita alegria; um verdadeiro passeio envolvente pelos gêneros literários prestigiado pela prefeita Maria José e pela secretária Municipal de Educação, Verônica Ribeiro.
Sarah Maia em 25 de agosto de 2017
Na tarde desta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras promoveu uma grande culminância do inovador projeto de leitura e produção textual “Nas asas da leitura escrevo meu futuro”.
O evento foi prestigiado pela prefeita Maria José e pela secretária municipal de Educação, Verônica Ribeiro, além de alunos, pais, servidores da educação, funcionários da SEMED e população em geral que lotaram o pátio da escola ‘Nossa Senhora de Fátima’.
Idealizado pelo professor Augusto Soares, o projeto, abraçado pela gestão municipal e também pelo corpo docente, teve início no começo do ano letivo com a prática, na rotina dos alunos, da leitura e produção de texto, abordando as principais categorias como cantigas, contos, crônicas, fábulas, poemas e histórias em quadrinhos. Grandes autores foram levados até as salas de aula e todo trabalho desenvolvido foi apresentado na culminância desta sexta-feira (25) através de uma grande exposição rica em criatividade, conhecimento e muita alegria; um verdadeiro passeio envolvente pelos gêneros literários.
Um dos maiores diferenciais da realização foi a participação das escolas do campo, que na gestão anterior não se envolviam em atividades deste segmento junto a sede, somando 13 unidades participantes; todas as escolas municipais. A abertura do merecido espaço foi celebrada com enorme dedicação dos envolvidos, docentes e discentes.
A absorção de todo conteúdo aprendido, bem como a riqueza e beleza de toda produção exposta, refletiu a seriedade com a qual os participantes conduziram as atividades, desde a gestão até os professores e servidores das escolas, contagiando os alunos que na culminância demonstraram grande empolgação e deram um verdadeiro show em apresentações culturais recheadas de muito talento e cultura.
Na ocasião, a prefeita Maria José relatou a emoção de, naquela escola de tão boa lembranças, poder contemplar uma realização de tamanha proporção e beleza. A gestora destacou ainda a importância de projetos que incentivem e estimulem a leitura, escrita e fala, sobretudo diante dos novos tempos de extrema valorização da tecnologia onde, segundo a prefeita, as pessoas esquecem até mesmo do diálogo presencial.
“Me sinto satisfeita demais em hoje estar participando desse grandioso evento que nossas escolas municipais estão a nos oferecer. Esse trabalho fabuloso, o desenvolvimento desse projeto que nos trás tão bons resultados. Quero dizer que como educadora minha nota é dez para esse projeto e nota dez para vocês, educadores e alunos. Esse é o caminho, isso é o que podemos chamar de educação transformadora, esse é o resultado que queremos, tirando uma ideia do papel e colando na prática. E reafirmo aqui que podem contar comigo, pois é a partir da educação que desenvolvemos as demais atividades da nossa vida. Obrigada a todos que estiveram, direta ou indiretamente, envolvidos nesse projeto”, disse a prefeita.
Em discurso, a secretária municipal de Educação, Verônica Ribeiro, agradeceu o empenho de todos os participantes e reforçou o objetivo do projeto de abrir portas para a prática da leitura e produção textual dos alunos, sendo estas as formas de registrarem suas descobertas, suas opiniões, seus sentimentos e suas histórias. A mesma relatou ainda a total disponibilidade e ousadia da prefeita Maria José, em proporcionar ações valorosas de incentivo ao crescimento da educação local.
“Sabemos que o sabor da verdadeira educação está contido na essência dos frutos colhidos de uma árvore chamada produção coletiva. Assim, estamos colhendo os resultados positivos do projeto de incentivo à leitura”, relatou satisfeita a secretária que descreveu ainda o processo como método contínuo.
“Nossas crianças tiveram a oportunidade de verificar que a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Quando nós mergulhamos no mundo da leitura, é possível descobrir coisas incríveis e nos inteiramos sobre os mais diferentes assuntos. (…) Hoje estamos todos aqui, não para finalizar, afinal o conhecimento é um processo ininterrupto, por isso criem asas e voem, pois o céu é o limite”, finalizou.
Segundo o idealizador, professor Augusto Soares, projeto todo foi muito satisfatório e a simbólica culminância apresentou resultados surpreendentemente positivos.
“A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo, proporciona a descoberta da realidade, das ideias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana”, relatou o professor.
Para finalizar, os presentes acompanharam as apresentações com interpretações teatrais e musicais de grandes clássicos literários de diferentes gêneros, como: apresentação teatral de ‘Cachinhos Dourados’ (Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho); jogral de um poema de autoria dos alunos e ainda interpretação coreografada da música ‘Leitura’, da Xuxa (Escolas do Campo – U.E.M. Joaquim Clementino Fialho); encenação teatral de ‘Felicidade Clandestina’, da renomada autora ‘Clarisse Lispector’ (U.E.M. José Aquiles de Sousa – ‘Sousão’); encenação teatral da fábula ‘A Cigarra e a Formiga’ (U.E.M. Hermínio José Ribeiro); adaptação do musical ‘A Bela e a Fera’ (U.E.M. Nossa Senhora de Fátima); e o encerramento ficou por conta de um ‘slide show’ contendo as principais fotos de todo trabalho desenvolvido no decorrer do projeto.
Além das autoridades já referenciadas, também estiveram presentes a secretária Municipal de Assistência Social, Dra. Bruna Bezerra; secretário municipal de Agricultura, Wilson; Supervisora de Ensino e Inspeção do município, Hildegárdia Gomes; chefe de Departamento de Apoio Pedagógico, Auriluce Cândido Costa; além de diretores, coordenador, professores e demais servidores das escolas municipais e também do estado.
Confira mais imagens: