Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom

Piauiense Lair Guerra de Macedo é indicada ao prêmio Nobel da Paz

em 04 de setembro de 2017

A piauiense Lair Guerra Macedo é uma das indicadas para receber o prêmio Nobel da Paz de 2017. Lair é Natural da cidade de Curimatá e desempenhou importante papel no programa brasileiro para o controle de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS.

Lair Macedo foi consultora em Planejamento e Avaliação de programas DST/AIDS. Contratada da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para assistir o Brasil, Panamá, Argentina, Cuba e Honduras. Foi contratada da Family Health International e depois, consultora do Banco Mundial e Análise do Setor de Saúde no Brasil. Foi ainda consultora da República dos Camarões (África) e do Programa Global de AIDS da Organização Mundial de Saúde e consultora da Kellog’s. Foi planejadora, coordenadora e executora de 14 projetos de alcance internacional.

Em 1966 ele sofreu um grave acidente automobilístico quando retornava de uma palestra, passou dois meses em coma e guarda sequelas que a impedem de exercer a profissão. Hoje, ela se dedica aos tratamentos de recuperação e reabilitação e participa de ações em organizações assistenciais.

Outra indicada é a arqueóloga francesa Niède Guidon que desde 1992 dedica-se a um projeto de proteção da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato (PI).

Em 104 anos de existência do Prêmio Nobel da Paz, apenas 13 mulheres ganharam o título que, tradicionalmente, é entregue em Oslo, capital da Noruega, no dia 10 de dezembro, data de aniversário de morte do fundador do prêmio, o sueco Alfred Nobel.

Fonte: Portal AZ

 

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.