SANTO ANTÔNIO DE LISBOA | Assistência Social e Educação promovem ações do ‘Setembro Amarelo’ no combate ao suicídio
A gestão promoveu um grande debate sobre o assunto junto aos alunos do município.
Sarah Maia em 15 de setembro de 2017
Aderindo a campanha do ‘Setembro Amarelo’, quando são realizas por todo país diversas mobilizações de sensibilização quanto ao combate e prevenção do suicídio. Existente desde 2015, a campanha tem sido intensificada por todo país e inclusive no estado do Piauí, sendo aderido este ano pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa, através do CRAS e em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Educação local.
A gestão promoveu, na última terça-feira (12), um grande debate sobre o assunto junto aos alunos do município. Apontando a relevância do tema, os realizadores buscaram levar aos jovens as principais causas do suicídio, a fim de que saibam como proceder a favor da vida.
Em entrevista ao Piauí em Foco, a secretária de Assistência Social, Marciana Regina Rocha, destacou a importância do evento no objetivo de salvar mais vidas.
“Nosso objetivo é alertar as pessoas e oferecer conhecimentos e informações a cerca das formas que a gente pode se portar para prevenir o suicídio. As vezes o suicídio pode estar ali perto de você, perto de casa, na sua rua, ou com um colega da escola. Então é uma forma de transmitir às pessoas como elas podem identificar alguém que esteja querendo cometer o suicídio e fazer com que saibam encaminhar essa pessoa e incentiva-la a buscar ajuda, seja no âmbito do CRAS, onde disponibilizamos de psicólogos e assistentes sociais, ou buscar ajuda na família, por líderes espirituais; enfim, é uma tentativa de alertarmos as pessoas de que o suicídio acontece. Pode acontecer na nossa própria casa, e precisamos estar atentos as causas para que possamos prevenir e diminuir essas estatísticas nacionais”, concluiu a secretária.