Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Em Fronteiras, Ônibus Lilás que traz ações de combate a violência contra a mulher faz visita a comunidade Alecrim

em 17 de setembro de 2017

Na manhã desta sexta-feira (16) a comunidade Alecrim, que fica a cerca de 36 km da cidade de Fronteiras-PI, recebeu o ônibus Lilás, em combate à violência contra a mulher.

O evento ocorreu por uma ação da Prefeitura do município de Fronteiras, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

As ações do projeto ocorreram na Escola José Ribeiro Bezerra, onde a comunidade, que tem aproximadamente 50 famílias, recebeu Ônibus Lilás, que é uma unidade móvel que traz informações sobre os direitos das mulheres, prestando serviços para a comunidade.

Dentre as as atividades que foram desenvolvidas para a comunidade, ocorreu uma palestra que debateu o direito feminino e a violência doméstica. Também houve a participação de uma psicóloga e uma assistente social, além de diversos teste como o de glicemia, testes preventivos, e por final um momento de beleza, fazendo maquiagem e cabelo das mulheres, e um lanche. Houve também um sorteio e distribuição de brindes.

A secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, relatou a importância que uma ação como essa tem para assegurar o direito das mulheres. “Nós fomos procurados pela Coordenadoria Estadual de políticas públicas para mulher, para realizarmos esse evento em uma comunidade da nossa cidade. Nós escolhemos o Alecrim, comunidade de difícil acesso, porque o que mais falta para nossas mulheres são informações, elas sofrem vários tipos de violência e não denunciam por falta de informação, e por esse motivo, o evento ocorreu no campo, local onde se tem menos informação. Em relação a cidade, o nosso objetivo é proporcionar informação, melhoria e atendimento de outras áreas que nos acompanham hoje aqui, como: técnica de enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, assim está reafirmando comprometimento do município com as garantias de direitos e promoção da Cidadania”.

A secretária ainda disse que durante esses 7 meses, a Assistência Social está procurando formar o grupo de idosos, crianças e adolescentes, relatou que na comunidade Alecrim será agraciado com um grupo de idosos. Bruna Bezerra ainda procurou destacar todas as ações que estavam sendo realizadas. ” Em todas as escolas da sede do município foi realizada a campanha do dia 18 de março, ainda trabalhamos o 12 de junho, dia do trabalho infantil, onde a secretaria realizou ações nas escolas do Campo. Realizamos também uma blitz educativa na cidade, implantamos o projeto de higiene e saúde, no CRAS, com a distribuição do kit de higiene bucal, durante este período contamos com o dia do salão de beleza, onde as crianças arrumaram os cabelos, limparam as unhas, entre outras ações”.

A professora Valdivia Ribeiro de Souza falou sobre a sua avaliação das ações que foram feitas na comunidade Alecrim. ” É um momento de conscientização para todas as mulheres, para que elas não se deixem ser maltratadas pelos maridos ou qualquer pessoa, e que isso não fica impune. No momento, também está sendo prestado o serviço de saúde a toda comunidade, quero parabenizar a gestão Municipal da senhora Maria José, que tem assistido a nossa comunidade, a gente vê o trabalho que ela está realizando nesses primeiros sete meses de gestão”.

À tarde, ainda houve uma reunião com todos os funcionários da administração Municipal, para fortalecer o debate sobre direito das mulheres. O momento contou ainda com a presença de dezenas de servidores, do vereador Nego Adeílson, e ocorreu no auditório Dona Quinô, na sede. A prefeita participou e anunciou a criação de um órgão para garantia de direito das mulheres. ” o ônibus lilás trouxe serviços e informações para as mulheres do Alecrim, debatemos o fortalecimento dos direitos e vamos continuar a luta por todas as mulheres aguerridas”.

Veja Fotos: 

Com informações do Cidades na Net

Fotos: Clediomar Sousa

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.