No Piauí, decreto vai exigir licenciamento para derrubada da carnaúba
Administrador em 21 de setembro de 2017
O secretário estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, anunciou que o decreto que institui a carnaúba com árvore símbolo do Piauí traz uma exigência para que, a partir de agora, qualquer derrubada da espécie seja previamente licenciada por órgãos competentes.
Na manhã desta quinta-feira (21), Dia Nacional da Árvore, o governador Wellington Dias assinou o decreto que institui a carnaúba como árvore símbolo do Estado. O ato foi realizado na Praça Cultural Francisco das Chagas Araújo Júnior, que fica debaixo da Ponte Juscelino Kubistchek.
Ziza Carvalho ressaltou que a escolha vai ajudar na preservação da espécie no Estado. “O fato se compara a um tombamento. A carnaúba é uma árvore importante para a economia do Estado e também uma referência, que ajudou na colonização do Piauí. Essa escolha traz uma carga de responsabilidade para o Estado e reafirma sua identidade cultural”, destaca o secretário.
A árvore foi escolhida símbolo do Estado por meio de consulta pública desenvolvida pela Universidade Estadual do Piauí em parceria com a Semar. A carnaúba foi escolhida com 49,1% dos votos, enquanto o Ipê Amarelo ficou com 37,4%, o Bacuri com 10,4% e o Jatobá com 3,1%.
O secretário estadual do Meio Ambiente informou, ainda, que dos 20 municípios que mais exportam cera da carnaúba do país, 15 estão no Piauí.
“O Piauí e o Ceará representam 97% da exportação de carnaúba”, afirma Ziza, acrescentando que a árvore símbolo do Ceará também é a carnaúba.
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, também participou da solenidade.
Fonte: Cidade Verde