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Sistema mobieduca.me otimiza educação do Piauí

em 28 de setembro de 2017

O Mobieduca.me está revolucionando a educação do Estado do Piauí. A plataforma 100% digital otimiza o funcionamento de 335 escolas de todo o Estado e beneficia mais de 150 mil alunos cobertos pela tecnologia. A partir da plataforma, a evasão escolar diminuiu em 75%.

A plataforma permite uma perfeita integração entre a escola e a comunidade, tudo isso com um baixo custo orçamentário. Isso porque não são necessárias reformas na estrutura escolar. Basta um smartphone e a força de vontade dos gestores em manter a plataforma ativa.

A partir de códigos QR, os estudantes são identificados todos os dias pela plataforma, o que permite saber se eles estão, mesmo, na escola. Quando há falta do aluno, imediatamente os pais são notificados com mensagens de texto.

O mesmo vale para quando há reuniões de pais e mestres, o comportamento dos alunos em sala de aula e o rendimento acadêmico. A partir de tais análises, também é possível combater o bullying escolar a partir de um contato direto entre família, aluno e direção.

Além disso, até mesmo as correções das provas foram facilitadas. Agora o professor corrige gabaritos usando a câmera do smartphone. Sucesso absoluto, o Mobieduca.me planeja abarcar todo o sistema de educação do Piauí.

Rejane Dias, secretária de Educação do Estado (Crédito: Raíssa Morais)

Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, os resultados positivos promovidos através do aplicativo são fruto do trabalho que integra tecnologia e gestão escolar. “A evasão começou a diminuir e os resultados são os melhores possíveis. Os pais recebem através de mensagens as notas dos alunos, além das ocorrências. Com a plataforma foi possível realizar esse sonho de manter proximidade, de fato, entre pais e professores”, analisa a secretária.

Plataforma é reconhecida nacionalmente em premiação

O Mobieduca.me foi o campeão entre os 12 projetos finalistas que concorreram ao prêmio nacional e-Gov, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Rejane Dias, secretária de Estado da Educação, recebeu pessoalmente o prêmio, entregue na abertura da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), realizado em setembro, em Porto de Galinhas – PE.

“Quando cheguei à Secretaria, a plataforma já existia. Procurei mais informações a respeito e achei muito interessante. O Mobieduca.me controla a frequência dos alunos e aproxima a família da escola, e isso é um fator superimportante. Fiquei muito impressionada com o desempenho dos alunos, então decidimos ampliar. Atualmente, metade da rede tem o programa instalado”, explica Rejane Dias.

A premiação, criada em 2002, é a maior premiação da América Latina para o segmento e tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais. “Para nós foi um momento muito emocionante, uma surpresa. O Piauí estava entre os 12 melhores do país, mas a escolha foi lá. Então fomos premiados pela gestão com o uso de tecnologia”, considera Rejane. (L.A.)

Plataforma melhora rendimento

A plataforma Mobieduca.me surgiu da necessidade de combater a ausência dos alunos em sala de aula. “A secretária Rejane Dias percebeu que existia uma evasão escolar muito grande. Então ela resolveu bater de frente com isso, a partir do monitoramento escolar. Nós transformamos as escolas com um controle forte”, explica Marcos Oliveira, diretor técnico do Mobieduca.me.

Marcos afirma que houve uma verdadeira transformação do ambiente escolar com o uso da tecnologia. “Nós transformamos a escola regular em uma escola 5.0, onde pais, conselho tutelar e demais envolvidos vão trabalhar de forma integrada”, considera Marcos Oliveira.

Marcos Oliveira, diretor técnico do Mobieduca.me. (Crédito: Raíssa Morais)

Feliz com os resultados, a equipe do Mobieduca.me está contente porque a ideia está sendo copiada para o resto do Brasil. “Nas escolas públicas existe um trabalho muito grande, então estamos diminuindo o número de repetições para aumentar a produtividade. As infrequências caíram em 75%, e a evasão escolar retraiu em 13%”, considera.

A ideia é ampliar o trabalho. “As escolas e os pais vêm pedindo a ampliação do projeto. Estamos analisando esse processo e queremos crescer, sim. A ideia é que até o final do ano possamos monitorar todos os alunos das escolas. Porque lugar de aluno é em sala de aula”, afirma.

CEMTI Didácio Silva é uma das escolas beneficiadas

Uma das escolas beneficiadas pelo sistema é o CEMTI Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina. A instituição que já era um modelo de gestão escolar percebeu a otimização dos serviços escolares a partir do Mobieduca.me.

“A partir da frequência informatizada, a direção foi poupada de mandar aquele velho bilhetinho para os pais, que às vezes o próprio aluno não entregava. Agora temos um link direto com os alunos, através de uma simples mensagem”, explica Alberto Machado, diretor da escola.

Diretor da Escola Didácio Silva, Alberto Machado (Crédito: Raíssa Morais)

“Nós já tínhamos um índice zero de evasão escolar, mas a frequência diária é 100%. Eles mesmos chegam e colocam a carteirinha e se sentem valorizados, porque tem a foto deles, o nome. Não tem mais por que o aluno sair de casa e não chegar na escola”, comemora. (L.A.)

Pais e alunos aprovam novo sistema

É claro que os pais gostaram do novo sistema, mas, e os alunos? Sim, eles também. O monitoramento é um incentivo a mais para se esforçar e garantir bons resultados futuros.

Ian Mateus faz o 3º ano do Ensino Médio da Escola Didácio Silva, no Dirceu (Crédito: Raíssa Morais)

É o que aponta Ian Mateus, de 16 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio. Ele quer cursar exatas e confia plenamente no Mobieduca.me. “É um ponto positivo, há essa comunicação entre o colégio e os pais, eles são informados sobre tudo. Quando a gente falta por uma doença e eles são notificados, eles se sentem mais tranquilos por saberem que vão ser notificados sempre. Eu me sinto mais motivado a estudar. Há uma pressão maior em se esforçar e conquistar os objetivos”, afirma.

“É uma forma de estarmos sempre próximos da escola. Eu e o pai dele, particularmente, somos infiltrados na escola, frequentamos muito. Mas é um grande ganho e faz a diferença. A gente recebe as informações em tempo real, o que é muito bom. Mas o elo pessoal também deve existir”, aprova a mãe de Ian, dona Socorro Trindade. (L.A)

Fonte: Meio Norte

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