Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

No Piauí, dezenas de presos fogem com rebelião em presídio

em 07 de outubro de 2017

Detentos subiram no teto do presidio durante a rebelião. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

A rebelião que ocorreu durante o dia de ontem(06) no presídio Luiz Gonzaga Rebelo favoreceu na fuga de dezenas de detentos do local. A Secretária de Justiça do Estado confirmou que 75 detentos fugiram, mas que 20 já foram recapturados.

Segundo o site Jornal Esp, pelo menos três detentos foram recapturados ainda na noite de ontem – dois na localidade Jatobá e outro no município de São João do Arraial. Também na noite de ontem, pelo menos cinco motos e dois carros teriam sido roubados em Esperantina, supostamente por presos que fugiram da penitenciária. O veículo também noticiou nenhuma autoridade sabia precisar a quantidade de presos foragdos.

De acordo com o delegado de plantão na cidade, Dennis Sampaio, os recapturados estão sendo levados diretamente para o presídio, sem passar pela delegacia.

“Eles devem vir para cá se cometerem algum outro crime, como os que cometeram roubos de carro e motos. Mas, até o momento nenhum foi apresentado na delegacia”, afirma o delegado, que disse ainda que a população viveu momentos de medo e pânico, principalmente na noite de ontem.

Sejus

Em nota, a Sejus informa que os foragidos estão sendo procurados por 30 policiais militares e que o comando da PM também reforçou o policiamento na região.

A nota destaca também que 110 presos foram transferidos e que o setor de engenharia avaliou que o estrago feito na penitenciária durante a rebelião foi grande.

O presídio tem capacidade para 190 presos e estaria com mais quase 400 até ontem.

Rebelião

A invasão de presos do pavilhão C para o pavilhão D por volta do meio-dia, quando conseguiram quebrar paredes e se armarem com vergalhões da estrutura, foi o início da rebelião que só teria sido controlada por volta das 18h, com a chegada da tropa de choque. Os detentos conseguiram chegar na parte mais alta do presídio e reivindicavam a presença da imprensa e dos direitos humanos. Foi com esse tumulto que muitos aproveitaram para fugir.

Com o motim, pelo menos 15 teriam ficado feridos e três foram encaminhados para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com escoriações graves.

Veja nota na íntegra:

A rebelião ocorrida na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, na tarde dessa sexta-feira (6), foi controlada por volta das 18h, após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar no presídio.

Informações da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) apontam que 20 presos fugitivos já foram capturados e 55 estão sendo procurados por 30 policiais militares da região de Esperantina e de Teresina.

Relatório preliminar do Setor de Engenharia aponta que a deterioração da unidade está em grau elevado. Foram transferidos 110 presos para outros presídios do Estado.

O Comando Geral da Polícia Militar reforçou o efetivo de PMs em Esperantina e na região, para garantir a segurança da população e efetuar a captura dos foragidos. A Polícia Civil e a Promotoria de Justiça de Esperantina já foram acionados para investigar a causa e a motivação da rebelião.

Além da Secretaria de Justiça, estão colaborando no caso a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Esperantina, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros órgãos.

Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.