Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Médicos voluntários garantem acesso à saúde em comunidades do Piauí

em 18 de outubro de 2017

Médico vai às comunidades e faz atendimento voluntário (Foto: Arquivo pessoal)

O pediatra Ramon Nunes e o ginecologista André Luiz já atenderam dezenas de pacientes através de trabalho voluntário no Piauí. Nesta quarta-feira (18), Dia do Médico, o G1 mostra a história desses médicos que prestam serviço gratuito a pessoas que não tem condições de arcar com os custos do atendimento em suas especialidades.

Ramon Nunes explica que começou a atuar voluntariamente este ano, mas que era algo que ele tinha vontade de fazer há muito tempo. “Sempre achei que como médico precisava fazer isso. Acho que é uma função nossa. A medicina hoje está muito elitizada e quem depende de serviço público acaba com pouco acesso a especialidades”, explicou o pediatra.

Em maio, Ramon realizou a primeira de três visitas a duas comunidades. O povoado Anajás, na zona rural de Teresina, e o bairro Parque Brasil III, localizado na Zona Norte. O atendimento é feito em dois dias, um em cada comunidade.

Pediatra realiza atendimento gratuito em comunidades (Foto: Arquivo pessoal / Ramon Nunes)

Ramon é piauiense, se formou pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e mora atualmente em São Paulo, mas usa teu tempo de folga, quando poderia estar apenas com amigos e com a família, para atender as crianças.

O médico diz que as visitas são de prevenção e orientação. Em vez de tratar de doenças, o objetivo é prevenir as enfermidades. Os principais problemas encontrados dizem respeito à falta de conhecimento nutricional.

“Há muitas crianças obesas ou subnutridas, esses são os principais problemas. Isso porque os pais muitas vezes em vez de se preocuparem com uma alimentação saudável, procuram oferecer coisas mais práticas, como salgadinhos e biscoitos”, explicou o pediatra.

Cerca de 40 crianças são examinadas em dois dias de atendimento (Foto: Arquivo Pessoal / Ramon Nunes)

O médico conta que nos primeiros dois dias foram quase 50 pacientes atendidos e que nas outras duas visitas ele procurou as mesmas comunidades para garantir o acompanhamento dos pacientes.

“Eu nunca quis ir a um lugar e não voltar. Porque você não sabe o quanto a ação está sendo proveitosa ou transformando a comunidade. A minha ideia é intensificar e continuar o acompanhamento”, declarou o pediatra.

Médico ajudou quarenta casais a gerar filhos

O ginecologista André Luiz, que trabalha exclusivamente com reprodução humana desde 1997, já trabalhou com dezenas de casais de forma voluntária por meio da Fundação Social Saúde Reprodutiva, Assistência e Pesquisa (FUNSAPRE).

Ginecologista oferece tratamento de fertilização gratuito (Foto: Lucas Marreiros/G1)

“Desses casais, cerca de quarenta conseguiram gerar um filho. Nosso trabalho na fundação consiste em fazer diagnóstico e tratamentos mais simples. Mas queremos começar a fazer exames e tratamentos sem custos para os casais. Como inseminação e fertilização em vitro para casais que não têm condições de arcar com os custos desses métodos”, afirmou André Luiz.

G1 Piauí

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.