ALEGRETE | Saúde adere à campanha nacional e realiza semana de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti
Durante toda semana, a equipe de Saúde do município de Alegrete do Piauí realizou palestras educativas, mobilização nas ruas de Alegrete, com a entrega de panfletos informativos e hipoclorito, conscientização via carro de som e também um mutirão de inspeção domiciliar, que adentrou nas residências e, ao lado dos morados, foi feita a fiscalização nos locais de armazenamento de água e inserção do hipoclorito.
Sarah Maia em 27 de outubro de 2017
Reconhecendo a importância do combate contínuo contra o perigoso mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Alegrete do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à “Campanha nacional de mobilização” e promoveu, desde a segunda-feira (23) uma série de ações educativas, preventivas e de combate ao mosquito.
Em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social, as equipes de Saúde da Família realizaram palestras diversas com alunos da rede municipal de ensino e também com membros dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do CRAS.
Os agentes de Saúde e equipe da Secretaria, fizeram nesta quinta (26) e sexta-feira (27) uma mobilização nas ruas de Alegrete, com a entrega de panfletos informativos e hipoclorito, conscientização via carro de som e também um mutirão de inspeção domiciliar, que adentrou nas residências e, ao lado dos morados, foi feita a fiscalização nos locais de armazenamento de água e inserção do hipoclorito.
Em conversa com o Piauí em Foco, a secretária Jannaína Alencar destacou que esta é uma grande preocupação da gestão desde o primeiro mandato de Márcio Alencar (PT). As ações, acompanhadas de perto pela primeira-dama, Andréa Sousa, acontecem durante todo o ano e são sempre intensificadas no período chuvoso, quando é viabilizado também o “carro-fumacê”.
“Estamos constantemente realizando limpezas de terrenos baldios e ruas, passeatas, mutirões, palestras, panfletagens, fiscalizações, distribuições de produtos de combate ao mosquito, dentre outras ações. Vale ressaltar, inclusive, que tivemos também em algumas destas atividades a parceria com o Exército Brasileiro. Tudo no combate ao mosquito para prevenir um surto na nossa população das doenças transmitidas pelo Aedes”, afirmou a secretária.
A gestão ressalta ainda que a participação e conscientização da população é de essencial importância neste combate, sendo necessária a prevenção através dos cuidados com os reservatórios de água, desde caixas d’água, cisternas, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas etc.
Confira as imagens:
Fotos: ASCOM Municipal/ Hebertt Viana e Francisco Silva