“Marcolândia está sendo abastecida 100% por carros-pipa e famílias mais pobres não tem condições de pagar água”, diz Chico Pitu durante visita do senador Elmano Ferrer
O prefeito relatou a atual situação do abastecimento de água em Marcolândia, e cobrou medidas junto ao senador em visita à barragem do Estreito. Na ocasião, Chico Pitu tratou ainda de demandas para Saúde e Mobilidade Urbana.
Sarah Maia em 01 de novembro de 2017
Ao início da tarde desta quarta-feira (01/11), o prefeito de Marcolândia, ‘Chico Pitu’, acompanhado da vice-prefeita Vanete e do Vereador Júnior, este acompanhando o senador Elmano Ferrer e seus assessores em uma visita técnica à ‘Barragem do Estreito’, localizada nos limites dos municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos.
A visita é parte da agenda administrativa do senador que analisa pessoalmente as atuais condições de armazenamento e abastecimento de água nos municípios piauiense, sobretudo do semiárido. O objetivo do senador é verificar a viabilidade de um projeto para solucionar o problema da falta de água em definitivo, através de abastecimentos com adutoras que tratem água retirada do subsolo piauiense.
Além da possibilidade apresentada para uma possível solução futura, o senador ouviu as reivindicações dos prefeitos presentes quanto ao funcionamento da própria “Barragem do Estreito”, a qual os gestores aguardam investimentos para que a mesma possa, na expectativa de chuvas, armazenar água que supra a demanda na região.
“Estamos aqui buscando soluções. Resolver o abastecimento é um sonho nosso, de Marcolândia, e também Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Belém, Padre Marcos, Alegrete; enfim, de todos. A barragem está seca, como tantas outras por aí, mas esperamos que possam concluir a obra. O senador trouxe aqui um engenheiro da equipe dele, e nós sabemos que existem 27 milhões na CODEVASF para concluir a obra. O que a gente quer aqui, é que o senador ajudar a gente com esse problema. Os prefeitos estão unidos com o mesmo objetivo de concluir a barragem. Então é aguardar que dê certo e pedir a Deus, claro, que chova”, disse o prefeito.
Qualquer das soluções apresentadas na ocasião da visita, se viável, o projeto será muito bem-vindo às cidades da região de Picos, sobretudo Marcolândia, município que tem vivido um verdadeiro caos com a falta de água, como explicou o prefeito “Chico Pitu”, em entrevista ao Portal Piauí em Foco.
“Marcolândia hoje está sendo 100% abastecida por carros-pipa e nós estamos comprando, todo mês, 500 carradas de água em Araripina – PE e transportando até o nosso município. É o jeito, pois se não for assim, a população morre de sede, principalmente a população mais carente. Como 90% das fábricas de farinha fecharam, as camadas mais carentes não tem mais condições de comprar água, sobretudo as mulheres, mães solteiras que mais sofrem. Então o município está comprando água e distribuindo em 8 chafarizes que nós fizemos, com caixas de 10 mil litros, distribuídos em várias ruas na sede do município”, explicou o Chico Pitu.
O prefeito detalhou ainda que na zona rural, o abastecimento conta com o Exército, na entrega de água às famílias, a cada dois meses. Além destes, as localidades contam também com o carro-pipa da Prefeitura, que leva água principalmente para aqueles que possuem criação de animais, afim de contribuir com a sobrevivência das famílias.
“Apesar do sofrimento que os municípios estão passando, das dificuldades, nós temos que trabalhar dessa maneira, para que possamos salvar nossa população e também os animais, que dão carne e leite às famílias; para daí então, futuramente, possamos reerguer tudo no nosso município” afirmou.
O prefeito deixa claro que os esforços da gestão refletem a expectativa de um amanhã melhor para todos os munícipes, encarando os atuais desafios como problemas temporários, que certamente com empenho serão vencidos. Ainda para facilitar a vida dos agricultores e pecuaristas de Marcolândia, Chico Pitu viabilizou, junto no Banco do Nordeste, a oportunidade de negociação com até 95% de abatimento de quem fez empréstimos até 2011. A reunião para tratar o assunto está prevista para o próximo dia 12 de novembro.
REIVINDICAÇÕES
Junto ao senador Elmano Ferrer, o prefeito tratou ainda de novos investimentos na área de mobilidade urbana, com emendas para calçamento, e também na área de saúde, onde Chico Pitu tem inovado com a implantação de um plantão médico de 36h, das 19h dos sábados às 7h das segundas-feiras, atendendo inclusive pacientes de municípios da região.
“Marcolândia está precisando de ajuda na área da saúde. Nós não temos nenhuma ambulância. Estou comprando uma agora, devo receber dia 6, pois as nossas estão sem condições de uso, quebradas, gerando um sofrimento para a gente. Então vamos pedir uma nova ambulância”, contou o prefeito.
Diante da crise, Chico Pitu tem redobrado os esforços e vem conduzindo com responsabilidade o município, inclusive com os pagamentos em dias. O gestor espera que as demandas sejam atendidas e os problemas solucionados aos poucos solucionados, dando vistas a um 2018 melhor.