Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

Em Padre Marcos, escola Davi Severiano promove eventos literários de incentivo a leitura no povoado Riacho do Padre

O resultado grandioso desta bela iniciativa foi exposto hoje através de apresentações artísticas diversas, com a realização de um sarau, exposições de obras dos alunos e muita cultura nordestina aos olhos, ouvidos e coração de autoridades locais e de toda comunidade a quem a escola abriu suas as portas.

em 30 de novembro de 2017

 

Nesta quarta-feira (29), a Unidades Escolar Municipal Davi Severiano de Carvalho, da localidade de Riacho do Padre, promoveu durante a manhã e a noite, dois grandes eventos inéditos de incentivo a leitura.

Pela manhã, foi a vez da realização do “Chá Literário Doce Sabor da Leitura”, cuja finalidade foi despertar nas crianças, alunos do fundamental I, o prazer pela leitura bem como o desenvolvimento de oralidade, trabalhando grandes clássicos da literatura infantil como “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela”, “O patinho feio”, “Os três porquinhos” dentre outros.

De maneira dinâmica e criativa, os alunos envolveram-se no projeto e o resultado exposto nesta manhã (20) também foram com apresentações diversas de música, dança e teatro; na presença do corpo docente, autoridades, discentes e pais de alunos, que tiveram a oportunidade de conferir pessoalmente o aprendizado dos seus filhos na Unidade e ainda reforçaram a relação de proximidade com o ambiente escolar.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o professor do ensino infantil Joverlandio, relatou a satisfação pelo sucesso do trabalho apresentado, fruto da união da gestão e docentes, destacando ainda a enorme contribuição social e científica do projeto às crianças.

“A finalidade é trazer para as crianças um desenvolvimento que possa melhorar no aprendizado e também para que estas crianças possam seguir futuramente sua caminhada de forma preparada. Para isso, toda equipe gestora da escola, que é muito boa, tem nos ajudado e apoiado para que esse projeto pudesse chegar até aqui com uma qualidade adequada a todos, abrindo portas para a participação e acompanhamento dos pais em ver o desenvolvimento de seus filhos”, afirmou o professor.

Satisfeita com os resultados, a diretora da escola, Luzilene Silva Sousa, conhecida como “Lena”, afirmou em entrevista que um dos principais focos do projeto foi desenvolver habilidades e competências das crianças, “relacionando a leitura, a escrita e a oralidade através de clássicos encantados”, disse.

Além do evento destinado às crianças, a escola seguiu durante a noite em mais uma realização com ênfase a literatura, porém destinado aos jovens e adultos, do 7° ao 9° do ensino fundamental II e EJA.

O projeto “Explorando a Leitura Através da Literatura Piauiense”, resgatou, além do gosto pela leitura, valores honrosos, de patriotismo e orgulho do estado, reforçando os principais autores do Piauí e suas grandes obras, proporcionando uma verdadeira viagem histórica e cultural pelo período em que foram escritos os principais títulos do estado. Buscando um resgate ainda maior, o projeto teve viés também para a história e cultura do próprio povoado Riacho do Padre, relembrando costumes, origem, principais nomes e características em geral.

O resultado grandioso desta bela iniciativa foi exposto hoje através de apresentações artísticas diversas, com a realização de um sarau, exposições de obras dos alunos e muita cultura nordestina aos olhos, ouvidos e coração de autoridades locais e de toda comunidade a quem a escola abriu suas as portas.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o diretor adjunto (noite) da escola, Domingos, detalhou o surgimento da ideia diante da falta de disseminação de informações sobre a cultura literária do Piauí e a cultura local.

“Vimos a necessidade de trabalhar estes temas e apresentar estas questões culturais da literatura do estado. Também importante para nós, do Riacho do Padre, assim como eu, foi a necessidade de trazer nesse projeto a nossa cultura, como por exemplo: os primeiros músicos daqui, os primeiros professores, detalhes da localização, questão dos costumes, como era antes e como é hoje; enfim, tudo isso a gente está tentando trazer por meio desse projeto que na verdade ele é um paralelo ao projeto explorando a leitura”, explicou.

Presente à culminância dos projetos, o secretário municipal de Educação de Padre Marcos, Heraldo Carvalho Gomes, relatou a enorme satisfação pelo que viu exposto e parabenizou todos os envolvidos neste projeto de enriquecedor conhecimento.

“Estou encantado com o que eu presenciei nesta hoje aqui na U. E. Davi Severiano de Carvalho. A equipe toda está bem empenhada e foi maravilhoso assistir o que eles apresentaram. O projeto de leitura que eles estão desenvolvendo na escola trás exatamente isso, a união da arte com a leitura e com o despertar da leitura nas nossas crianças no dia de hoje, através de um projeto tão grandioso como este”, afirmou.

O secretário relatou ainda a necessidade de se transformar a leitura em um prazer e este prazer em um hábito dentre as crianças, sendo de enorme importância as práticas que incentivam os alunos para que eles tenham ainda vontade de ler, aprender e expandir estes conhecimentos inclusive de forma artística em apresentações.

Com a mesma importância, mas respeitando a idade dos alunos, o secretário destacou o projeto do turno da noite, relembrando a necessidade de se trazer aos jovens o conhecimento sobre sua realidade e seu mundo.

“Nós precisamos fazer o reconhecer os nossos autores piauienses e um projeto como esse vem enriquecer o nosso conhecimento e o conhecimento dos nossos alunos. O projeto é muito interessante pois trouxe em seu roteiro a história da literatura piauiense, as manifestações literárias assim como o trabalho com as obras piauienses. Então só queria parabenizar toda equipe da escola, diretores, coordenadores, professores, alunos e também pais de alunos que com certeza também estiveram engajados neste projeto e fizeram dele um sucesso”, finalizou o secretário Heraldo.

Prestigiando o evento, também estiveram presentes os vereadores “Irmão Adão”, “Antônio Chiquinho” e José Bonifácio.

Confira as imagens:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.