Em Alegrete, equipe do PNAIC realiza primeira formação 2017/2018 com professores
Administrador em 09 de abril de 2018
A Coordenação do PNAIC- Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, do município de Alegrete do Piauí, realizou no último sábado (07), na Unidade Escolar Creche Mãe Maria, a primeira Formação do PNAIC 2017/2018 com os temas: “Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, revisando os direitos de aprendizagem” e contando com a primeira formação da Educação Infantil com a temática “Rotina Pedagógica e Organização do Trabalho Infantil na Sala de Aula”.
No evento, foram debatidas questões como ‘o Porquê defendermos um ensino sistemático da escrita alfabética?’ ‘a Oralidade, leitura e escrita nas diferentes áreas de conhecimento’, e ‘as práticas e escritas antes e depois de as crianças ingressarem na escola’.
O PNAIC, que é um programa ativo em Alegrete desde o ano de 2013, era ofertado só para alunos do 1º a 3º ano, e em 2017, acabou sendo ampliado para as series iniciais da Educação Infantil de 0 a 5 anos.
A mudança no programa para o município partiu do prefeito Márcio Alencar, juntamente com a Secretaria de Educação, que aderiram a nova modalidade do PNAIC, que é a formação continuada, passando a ser não só para os professores do 1º a 3º ano, mas também para todos os professores da educação infantil e do Programa Mais Educação.
Para a implantação da formação da Educação Infantil no município, a coordenadora do ensino infantil, Cícera Quitéria, a formado local de Alegrete, Eva Maria de Alencar, participaram nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2018 da formação do PNAIC na capital Teresina, onde foi possível, logos após a formação, implantar com melhor qualidade o material para realização da capacitação com os professores em Alegrete.
Na oportunidade, foi montada uma sala adequada para a formação com os professores e também servindo de modelo para como os mesmos vão montar o seu ambiente em suas respectivas salas de aula.
Na formação, também foi ensinado que nas salas de Educação Infantil os professores irão eleger o ajudante do dia, que no respectivo dia, irão auxiliar a professora. Na demonstração da formação para os professores, a professora Francisca Alencar foi eleita a ajudante do dia, já que o intuito era que os professores tivessem a noção de como realmente ia funcionar o ajudante nas salas de aula.
No evento também foram realizados estudos e debates, que contou com a participação de 99% dos professores, já que de 18 professores que vão se submeter a formação, 17 estavam presentes no momento.
A Inspetora Municipal de Ensino, Virginia Célia, relatou seus agradecimentos a equipe do PNAIC e aos professores participantes da formação. “Parabenizo a equipe Penaicana e todos os professores que participam desse processo de formação que tanto sucesso e vem alcançando a nossa Educação. Obrigada a todos pela dedicação, envolvimento e entendimento sobre a importância desse pacto”, disse a Inspetora.
O Pacto é uma parceria estabelecida entre Governo Federal e Prefeitura Municipal desde na gestão do prefeito Márcio Alencar, visando a melhoria na qualidade da alfabetização dos alunos em Alegrete. Para tanto, a gestão apoia todas as capacitações necessárias à formação dos envolvidos
O PNAIC, além de ministrar a formação, realiza a parte de monitoramento, onde a formadora do PNAIC no município se faz presente nas salas de aula, para observar as salas e ver se os professores estão se utilizando da metodológica repassada na formação. Alegrete conta atualmente com 11 professores titulares do PNAIC e mais 6 professores complementares.
Estiveram presentes na formação do PNAIC em Alegrete, a Formadora local do Pacto, professora Eva Alencar; A Coordenadora Local, Maria Lúcia Oliveira; A Formadora Local, Eva Maria de Alencar; A Coordenadora do Ensino Infantil, Cícera Quitéria; A Professora Francisca Alencar, que eleita ajudante do dia; A Coordenadora do Programa no município, Lúcia Oliveira; A Coordenadora Cristianeide Araújo; e a Inspetora Municipal de Ensino, Virginia Célia.
Veja fotos: