Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Fronteiras| Caminhada com as escolas municipais marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

em 19 de maio de 2018

Na última sexta-feira (18), as escolas municipais de Fronteiras-PI participaram de uma caminhada em alusão ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Durante toda a semana que marca a data, as escolas municipais com seus Professores e Alunos, junto á órgãos parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, de Assistência Social, de Comunicação, CMDCA, Conselho Tutelar, NUCA, Equipe Intersetorial do Selo Unicef edição 2017-2020, Polícia Militar, dentre outros, realizaram atividades de pintura, produção textual, história em quadrinhos, poemas e poesias, danças, artesanatos e palestras de conscientização, mobilização, combate e enfrentamento, dentro de suas próprias salas de aula e/ou pátio das instituições de ensino, assim como também fora delas.

Para a culminância e dia D da causa, que ocorreu na praça central do município, as escolas realizaram diversas apresentações culturais, assim como também passeata pelas ruas da cidade com a temática desta edição, que traz consigo 18 anos de luta pela proteção das crianças e adolescentes.

O Articulador do Selo Unicef, Matheus Sousa, relatou seus agradecimentos para todos que estavam envolvidos na campanha em Fronteiras.

Quando se reúne uma equipe competente, é certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. Toda a Rede Municipal de Ensino, Diretores, Professores, Alunos superaram todas as minhas expectativas e foram ainda mais longe que o previsto, isso me deixou muito feliz e satisfeito! Não sei como agradecer a confiança, determinação e empenho de cada um que compõe a educação de Fronteiras, confesso que me faltam palavras… Quero muito agradecer a Prefeita Maria José, representada na pessoa da Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, que nunca mediu esforços para apoiar projetos tão bons para o nosso município, a Secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, como um todo,  CMDCA, NUCA, Conselho Tutelar, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pelotão Mirim e todo o corpo da Policia Militar, Secretaria de Comunicação e Portais parceiros, as Escolas do Campo, Pais e/ou Responsáveis, Funcionários dos Órgãos Municipais, Comunidade em geral, Equipe técnica de som e outros mais. É um orgulho compartilhar todas essas metas de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados. Competência e empenho são as melhores palavras que descrevem cada um dos participantes neste dia. Que possamos continuar trabalhando com esse profissionalismo, disposição e dedicação para que seja seguro o futuro de todos.”, disse.

Dentre todas as apresentações, o público pôde acompanhar Coral E Performance Da Música – Meu Corpo É Um Tesourinho com os alunos do 2º, 4º e 9º ano da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro. A apresentação teve direção e coordenação dos professores Adiléia, Sued e Raoni Sousa.

Houve também a apresentação de um poema que foi proferido pela professora Silvia da Unidade Escolar José Aquiles De Sousa, em seguida ocorreu a leitura dos cartazes como rogativa para combater a exploração de crianças e adolescentes da campanha faça bonito.

Na oportunidade, ocorreu a coreografia da música de Jota Quest – Pra quando você se lembrar de mim, da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora De Fátima, organizada pela professora Socorro Leite com os próprios alunos. Logo após, houve a apresentação de uma música cantada ao vivo, pelo Coordenador do Cras Raoni Sousa com a sua filha Hágata.

Sobre a data

A escolha da data se deu ao fato de que em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados; foi raptada, abusada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

Veja fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações e fotos do Portal Lagoa do Rato

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.