Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Em Alegrete, equipe do NASF realiza diversas ações em alusão a campanha do Setembro Amarelo

em 18 de setembro de 2018

Em alusão a campanha do Setembro Amarelo, e pensando na qualidade de vida e na saúde mental da população, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do município de Alegrete do Piauí, que tem a frente da Coordenação Maria da Brotas, juntamente com o apoio do Prefeito Municipal Márcio Alencar (PT) e da primeira Dama Andréa Sousa, realizaram diversas ações durante o período de duas semanas na cidade, com intuito de ajudar os alegretenses na busca por uma melhor qualidade de vida e como forma de prevenção ao suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca trazer o diálogo sobre o suicido para a sociedade, salvando vidas através da informação e da conversa sobre o referido assunto. A campanha foi idealizada pelo CVV em 2015, e o mês escolhido é setembro por ser o mesmo mês do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, realizado no dia 10 de Setembro.

Em 2017, a equipe do NASF havia realizado ações nas escolas com adolescentes, e finalizado com uma caminhada nas ruas do município a fim de mobilizar a população. Neste ano de 2018, o NASF resolveu trabalhar e realizar ações nas repartições com os funcionários. As atividades foram divididas com os profissionais do NASF, onde cada um deu sugestão e ideia para desenvolver uma ação diferente, dividida nas diversas repartições do município.

As ações foram iniciadas na Prefeitura Municipal de Alegrete, na quarta-feira (05/09), onde contou com a participação dos funcionários e da Psicóloga Rayane Coelho, que iniciou a ação falando sobre a campanha do Setembro Amarelo e fazendo o público presente refletir sobre como anda sua saúde mental. Em seguida, a Nutricionista Bruna Alencar deu algumas orientações para que os mesmos pudessem ter uma boa qualidade de vida, como citando sobre a alimentação, e logo após, a Fisioterapeuta Mylena Araújo fez orientações laborais e adaptação ergonômicas.

No referido dia, a Educadora Física, Francisca Agrícola, fez alongamentos e exercícios visando o nervo ciático, e finalizando o momento, a Psicóloga Rayane Oliveira aplicou uma meditação orientada, para que os funcionários pudessem relaxar.  A Coordenadora do NASF, Brotas Oliveira, ainda deu as boas-vindas e falou sobre o projeto que ia ser desenvolvido durante o período de duas semanas no município.

A segunda ação da campanha foi realizada no dia 10 de setembro, agora na Secretaria de Educação. Na oportunidade, a Fisioterapeuta Mylena Araújo deu orientações laborais e adaptação ergonômica, e a Psicóloga Rayane Oliveira falou sobre a campanha do Setembro Amarelo, finalizando com uma técnica de meditação e relaxamento. Estiveram participando do momento, a Secretária de Educação Valdenia e a Supervisora de Ensino, Jessica, além de coordenadores e diretores das escolas municipais e toda equipe que faz parte da Secretaria de Educação.

Ainda na segunda-feira (10/09), outro momento da ação foi realizado na Unidade Básica de Saúde Miguel Pereira Neto. Participaram os funcionários e usuários da UBS que estavam presentes, como também a participação da Enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF III) Janainna Alencar, que trouxe e trabalhou com os participantes a espiritualidade de cada um. Em seguida, a Psicóloga Rayane Oliveira orientou e abordou a questão da Saúde mental e o Setembro Amarelo.

Dando continuidade as ações, no dia 11 de setembro, foi a vez dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, onde a Psicóloga Rayane Oliveira iniciou com uma música de reflexão e abordou a importância de prevenir o suicídio. Na oportunidade, a Psicóloga ainda desenvolveu um relaxamento com os funcionários. Em seguida, a Fisioterapeuta Anna Carla trabalhou o que as principais emoções causam no organismo e realizou com os funcionários um mapa de avaliação sistêmica, a fim de proporcionar o equilíbrio entre cada etapa.

Na sexta-feira, 14 de setembro, foi trabalhado as ações do setembro amarelo na Unidade Básica de Saúde Maria Francina de Alencar. A psicóloga Rayane e a Fisioterapeuta Ada Kaliny trabalharam com os funcionários sobre a autoestima. Foi realizada ainda uma dinâmica com o tema “Para Quem Você tira o Chapéu”, onde os participantes falavam de suas emoções, para que pudessem avaliar como andava a autoestima das pessoas. Ocorreu também o mapa de avaliação sistêmico, e sendo finalizado o momento com uma música de reflexão e motivação, onde os presentes praticaram o ato de abraçar as pessoas do seu local de trabalho.

As ações da campanha, ocorridas no domingo dia 16 de setembro, foram voltadas para mobilizar a comunidade Alegretense em geral. Foi realizada uma ação na praça pública de Alegrete, abordando cada pessoa que passava pela rua, para que conhecesse a campanha, passando informações adequadas e sabendo como ajudar uma pessoa que pede ajuda em silêncio.

No referido dia, foram entregues panfletos informativos, e aplicado uma escala da autoestima de Rosenbergue. No momento, também havia a ‘caixa das emoções’, e a dinâmica do espelho, para que a pessoas pudessem fazer uma auto reflexão e auto avaliação de si mesmo. A população local também era abordada com um cartaz com os dizeres “Posso te dar um abraço? ” . Ocorreu ainda a participação especial do cantor Marquinhos, Raimundo Neto e Robério com o voz e violão.

De acordo com a Psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, o sentimento é de felicidade pelas ações realizadas, relatando que crê que o objetivo da campanha foi atingido. “Me sinto extremamente feliz e realizada por cada ação desenvolvida com sucesso, e sabendo que de alguma forma deixamos uma semente de informação e esperança no coração e mente de cada um que participou desses momentos. Acredito que nosso objetivo de estimular e mobilizar as pessoas a valorizar mais a vida foi atingido. Lembrando que devemos promover momentos como esse durante todo ano e que devemos trabalhar a saúde mental e a valorização da vida todo ano”, disse.

Rayane Oliveira destacou ainda que os serviços do NASF estão disponíveis para a população, enfatizando que espera que todos abracem o objetivo da campanha do Setembro Amarelo. “Os serviços psicológicos do NASF são 2 vezes na semana, segunda e quarta, manhã e tarde, e estarei sempre disponível para ajudar e ouvir quem precisa. Que todos abracem essa causa e nos ajude a diminuir os índices de suicídio do nosso Brasil, Piauí e região. Vamos quebrar esse tabu e vamos conversar, falar e procurar a ajuda de profissionais qualificados para melhorar nossa qualidade de vida e nossa saúde mental e emocional, buscando assim nosso bem estar biopsicossocial e espiritual”, finalizou a Psicóloga.

Participaram das ações, a equipe do NASF composta pela Psicóloga Rayane Oliveira, Fisioterapeuta Mylena Araújo, Kaliny, Francisca Agricola, Anna Carla, Brotas de Oliveira, e funcionários da Saúde, como Carmina e Glorinha, Clodoaldo, Iomar, Alaercio, Paloma e Israel, e também a Secretária de Saúde Rayara Carvalho.

As ações ainda têm continuidade nesta quarta-feira (19/09), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Conselho Tutelar e na Secretaria Municipal de Cultura, fechando a programação das ações do Setembro Amarelo nas repartições do município de Alegrete.

Veja as fotos:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.