ALEGRETE | Com exposição e dramatizações, alunos do ASA resgatam cultura, história e potencialidades do Piauí durante Festival Estudantil 2018
Administrador em 03 de outubro de 2018
Dando continuidade à programação do III Festival Estudantil de Identidade Cultural da Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar do município de Alegrete do Piauí, evento que conta com os apoios da Prefeitura de Alegrete, através do Prefeito Márcio Alencar, da Supervisora de Ensino Virgínia Célia, da Psicóloga do NASF, Rayane Coelho; da Secretaria de Esporte, Secretaria de Saúde e do Grupamento da Polícia Militar-GPM, foi realizada nesta segunda-feira (01) a abertura oficial da gincana da escola ASA, que dá sequencia a programação que se estende até a próxima sexta-feira (05).
A primeira etapa do III Festival Estudantil de Identidade Cultural ocorreu na última sexta-feira (28) onde alunos, equipe gestora e corpo docente, realizaram uma caminhada pelas ruas convidando a população para participar do III Festival e da X Gincasa, que tem como tema da edição 2018 “Piauí e suas potencialidades: uma viagem histórica e cultural”.
A segunda etapa, iniciada nesta segunda-feira (01), reuniu as duas equipes Terra de Piagoí e Rio dos Piaus, sendo realizada a etapa na sede da escola ASA, evento aberto ao público, pais e professores, juntamente com todo corpo docente, como também a presença dos jurados da gincana para avaliar os desempenhos das respectivas equipes.
A 2ª prova, a abertura da semana cultural, ocorreu no pátio da escola ASA, onde cada equipe, a Terra de Piagoí e Rio dos Piaus, fizeram suas apresentações que representaram a abertura oficial do evento. As duas equipes realizaram as apresentações de dramatização, uma da ‘Batalha do Jenipapo’, e a outro referente a obra literária ‘Palha de Arroz, de Fontes Ibiapina’.
A 3ª prova, a modalidade de exposição dos estandes, aconteceu ainda na referida segunda-feira (01), onde cada equipe realizou uma exposição sobre o Piauí, potencializando os seguintes aspectos: história, cultura em geral, tradições, turismo, belezas e riquezas naturais, geografia, culinária e trabalho.
Na exposição, as equipes desenvolveram um grande espetáculo de positividade sobre a cultura e as potencialidades do estado do Piauí, trazendo muitas curiosidades e novas informações sobre a cultural do estado, novidades tanto para os alunos como para os visitantes presentes. As equipes ainda se utilizaram de muita criatividade, criando espaços em ambientes que remontaram de fato aquilo que os alunos queriam apresentar, além de fotos, fosseis levados pelas equipes, criações de cinema, exposição de instrumentos musicais que remontam a cultura nordestina e a origem da cultura piauiense, exposição a céu aberto de grandes características do Piauí e da região, como uma feira ao ar livre, tanto da parte alimentícia como da parte têxtil , feiras que são muito vistas por exemplo na cidade de Picos, expondo tudo aquilo que é de valor da cultura piauiense.
Ainda nas exposições, também foi abordado temas como a religiosidade e economia piauiense, como as produções eólicas, e sobre tudo o turismo no estado, com demonstrações de locais como o Parque Nacional de Sete Cidades, o Delta do Parnaíba, dentre outros. Além disso, a culinária piauiense também ganhou espaço nas exposições das equipes, colocando a história da culinária em pauta, como ela se originou, e como se tornou característica típica do Piauí, onde as equipes mostraram domínio sobre o conteúdo trabalhado, dando ênfase ao valor histórico e cultural da culinária piauiense.
A exposição desta segunda-feira (01) teve continuidade na manhã desta terça-feira (02), sendo também aberta ao público, e para os alunos da rede municipal de educação, que também participaram, como a creche e Ensino Fundamental I e II, que foram levados até a escola ASA para visitar os estandes das duas equipes, no intuito de levar um conhecimento a mais para os jovens, não somente a comunidade e a população em geral , mas com o objetivo de atingir o maior número de estudantes possíveis. A visita dos alunos da rede municipal de ensino se deu pela parceria com a Secretaria Municipal de Educação que aceitou o convite e levou todos os alunos para participarem do evento na manhã desta terça-feira.
A jornalista do grupo Piauí Em Foco, Sarah Maia, que integra a comissão julgadora da edição 2018 do evento, descreveu como está sendo a experiência de compor de perto a Gincana.
‘Participar da Gincasa, tão tradicional entre os jovens alegretenses, é uma honra. Agradeço demais o convite feito pela escola e estou muito satisfeita com o que tenho visto até aqui, desde a criatividade dos alunos ao envolvimento e doação deles com o evento, mas principalmente por ver neles o relato orgulhoso de um Piauí que muitos nem imaginavam que existia. As equipes estão realmente de parabéns assim como a direção da escola, por propor um tema de tamanha relevância. Desejo boa sorte para ambos participantes na certeza de que irão nos surpreender ainda mais”, finalizou a jornalista.
Além da jornalista Sarah Maia, a comissão julgadora ainda é composta pelo Professor Francineuzo de Sousa França; Professor Joaquim Gonçalves Neto; Professora Jucileide Maria Ramos; e o Ex-professor do ASA e atual Agente de Endemias, Roberto Ribeiro Leal.
Confira o banner com a programação do III Festival de Identidade Cultural:
Confira as imagens:
Fotos Francisco Silva