PADRE MARCOS| Saúde do município promove palestra sobre Saúde e Democracia como direito: Desafios e Perspectivas para o Fortalecimento do SUS
A plenária contou com a participação de todos os funcionários da Saúde, atendentes, enfermeiros, odontólogos do município de Padre Marcos.
Administrador em 28 de março de 2019
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Padre Marcos- PI realizou na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 08hrs, uma plenária com o tema “Saúde e Democracia como direito: Desafios e Perspectivas para o Fortalecimento do SUS.
O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Padre Marcos e contou com as palestrantes Enfermeira especialista Jannaína Antônia Alencar de Castro e com a Coordenadora de Saúde do município, Dra. Milena Valdinéia.
Na ocasião da Palestra, a enfermeira Jannaina falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), e a Coordenadora de Saúde do município, Dra. Milena, ministrou a palestra falando sobre a democracia e saúde, e a realidade situacional do município.
A plenária contou com a participação de todos os funcionários da Saúde, atendentes, enfermeiros, odontólogos do município de Padre Marcos.
Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, a Enfermeira Especialista Jannaina Castro falou sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), frisando sobre o SUS e seu funcionamento para todo o município e para os profissionais da saúde.
“Para mim é uma experiencia ímpar, inovadora, com estudos e aprofundando sobres as políticas, as bases que consolidam o SUS hoje , baseados nos seus princípios […] eu percebi que ele foi criado para funcionar e funcionar bem, o problema do SUS não está nas suas políticas, nas suas diretrizes, e muito menos nos seus princípios, o problema do SUS está na sua gestão, no seu financiamento, e muita vezes até eu me colocar como profissional e entender o meu papel dentro do SUS, a função que eu tenho que desenvolver trabalho no SUS, então eu percebo que essa realidade tem que ser trazida com mais clareza, com mais convicção, primeiro para os profissionais que atuam no SUS que muitas vezes desconhecem como o SUS funciona, os seus princípios, as suas diretrizes para conduzir os usuários ao lugar que eles tem que chegar dentro do SUS, dentro das redes de atenção que regem todo sistema. Então eu fico feliz de ter esse espaço para debater, discutir, mas em primeiro lugar orientar, então eu fico feliz pela oportunidade que foi me dada de aproveitar esse conceito de SUS, essa base de SUS para uma consolidação, para um fortalecimento, porque tenho certeza que a partir de hoje a cidade de Padre Marcos, como seus profissionais e usuários saíram daqui com uma mentalidade renovada a respeito do que o SUS pode proporcionar” , disse a enfermeira.
Ainda na entrevista, a Enfermeira falou como se traduz na prática o trabalho dos profissionais perante o SUS.
“Na prática nós temos que olhar o paciente como um todo, com um olhar humanizado, entendendo as suas deficiências e as suas necessidades. Eu não posso pegar um paciente que chega no meu consultório e tratar somente o problema, a doença em si, aquilo que ele carrega, porque por traz da doença tem medo, desafios, instabilidade, um convívio social afetado, e isso reflete num problema social como um todo, então o nosso desafio hoje é trazer para o nosso profissional vestir a camisa do SUS, se você é profissional do SUS vista a camisa e traga a verdade, convicção para o atendimento, de forma humanizada”, completou a enfermeira.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Padre Marcos, Valdinar Silva; O Presidente da Câmara de Vereadores, Adão José; o Vereador Iranildo Francisco, Vereadora Emanuela Conrado; O Secretário de Educação, Eraldo Gomes; Secretária de Saúde, Maria Lucia, Secretaria de Administração, Thuany Mikaella, Secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide; e a Coordenadora de Saúde, Milena Valdinéia.
Confira as fotos: