Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

ALEGRETE| Saúde Municipal participa de videoconferência e anuncia campanha de vacinação contra a Influenza; gestão espera bater a meta novamente

A Campanha da influenza em Alegrete conta com o apoio total da gestão do Prefeito Márcio Alencar (PT), que tem o empenho de todos os servidores da saúde, que acompanham toda a campanha, desde os agentes de saúde que mobilizam as pessoas, até os enfermeiros, técnicos e demais servidores que fazem parte da Saúde Municipal.

em 05 de abril de 2019

A gestão do Prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar (PT), através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a Secretária Rayara Carvalho, juntamente com a Coordenadora Municipal de Vacinação Francislene, realizou na última quarta-feira (03), na Unidade Escolar Estadual Antônia de Souza Alencar, uma vídeo conferencia de mobilização dos municípios junto com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) para a Campanha de vacinação contra a influenza.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.

O município de Alegrete, na campanha de vacinação de 2018, conseguiu bater a meta estipulada, e agora, na campanha de 2019, a expectativa é que novamente o município consiga bater a meta. A meta deste ano é que se vacine 90% do grupo à qual é destinada as vacinas. Em 2018, Alegrete conseguiu vacinar 95% das pessoas.

A vídeo conferencia teve o objetivo de tratar os principais pontos da campanha de vacinação da influenza, como reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Coordenadora Municipal de Vacinação Francislene durante campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Na ocasião, participaram do vídeo conferencia os servidores da saúde de Alegrete que estão envolvidos diretamente com a campanha. Dentre os participantes, estavam a Enfermeira Jannaina Alencar, a Coordenadora Municipal de Vacinação Francislene, e as Técnicas de Enfermagem Luzimar, Do Carmo, Aparecida, Valdenia e Raila.

Para a campanha, há os grupos prioritários para a vacinação, que são os seguintes: Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde; os professores das escolas públicas e privadas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade;  e grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.

A Campanha ocorrerá em etapas, e a primeira etapa começará dia 10 de abril a 18 de abril. Nessa primeira etapa, a prioridade de vacinação será das crianças, gestantes e puérperas.

Em Alegrete, o cronograma de vacinação será o seguinte: no dia 11 de abril, na Unidade Básica de Saúde Maria Francina Alencar, localizada na sede do município, ocorrerá a vacinação para as crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e para as puérperas.

A Unidade Básica de Saúde Maria Francina Alencar ainda terá no dia 25 de abril a vacinação para os trabalhadores da saúde, no dia 04 de maio para os idosos acima de 60 anos, no dia 09 de maio o público será os professores, e no dia 16 de maio a vacinação será para pacientes crônicos com laudo médico.

Já na Unidade Básica de Saúde do povoado Boa Vista, terá no dia 11 de abril a vacinação para as crianças de 6 meses até 5 anos, e para gestantes e puérperas. No dia 09 de maio, a Unidade do povoado atenderá o publico alvo de idosos e comorbidades.

No dia 08 de maio, no período da manhã e da tarde, ocorrerá na Unidade Básica de Saúde do povoado Malhada Alta a vacinação para os idosos e comorbidades. 

O Posto de Saúde da localidade Pocinhos atenderá no dia 08 de abril, na próxima segunda-feira, o público alvo de crianças de 6 meses até 5 anos, as gestantes e as puérperas, que receberão a vacinação.

Na campanha deste ano, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário nacional de vacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e da gestante. A ação busca o resgate e vacinação de não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público.

A 21ª campanha nacional de vacinação contra a influenza irá da data de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo o dia 04 de maio o dia da mobilização nacional. Em Alegrete, o Dia D vai ser realizado simultaneamente na Unidade Básica de Saúde Miguel Pereira Neto, localizado no bairro Maravilha, e na Unidade de Saúde Maria Francina, localizado no bairro Bela Vista.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição medica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresenta-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de vacinação. A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comodidade durante a campanha.

A Campanha da influenza em Alegrete conta com o apoio total da gestão do Prefeito Márcio Alencar (PT), que tem o empenho de todos os servidores da saúde, que acompanham toda a campanha, desde os agentes de saúde que mobilizam as pessoas, até os enfermeiros, técnicos e demais servidores que fazem parte da Saúde Municipal.

 

Confira abaixo os banners dos cronogramas de vacinação em Alegrete:

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.