Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom

ALEGRETE| Secretaria de Saúde realizará Plenária Municipal na próxima quarta-feira (10)

em 06 de abril de 2019

Banner divulgação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí estará realizando na próxima quarta-feira (10), as 8hrs, no auditório da Secretaria de Assistência Social, a Plenária Municipal de Saúde, edição 2019. O tema da plenária deste ano será Democracia e Saúde: Dialogo numa sociedade em desenvolvimento.

O objetivo da plenária será pontuar a evolução daquilo que foi debatido e definido como meta na VIII Conferencia Municipal de Saúde realizada em 2017. A plenária servira para debater o que já foi alcançando dos temas que foram abordados na Conferencia Municipal de 2017, avaliando todos os resultados alcançados das propostas que foram feitas na conferência.

O tema da Conferencia em 2017 foi “Saúde Pública de Qualidade: Atenção Básica ao Alcance de Todos”. Na ocasião foram debatidos os eixos Temáticos: I – Prevenção em Saúde; II – Educação em Saúde; III – Saúde do Homem e do Idoso; IV – Saúde da Mulher e da Criança; V – Controle, financiamento e participação popular.

Secretária de Saúde Rayara Carvalho e primeira-dama Andréa Sousa durante Conferência em 2017.

Os eixos definidos na Conferência em 2017 foram:

EIXO I: (INTERVENÇÕES) 1 – Cronograma de palestras bimestral para adolescentes nas escolas, com os temas: gravides na adolescência; métodos contraceptivos; DST’s; suicídio e depressão; combate as drogas e alcoolismo; efeitos familiares e sociais no uso de drogas; bulling; dentre outros. 2 – Criar conselho local de Saúde, com alunos e/ou representantes do bairro, para abordar temas referentes a saúde ambiental: lixo e coleta seletiva; esgoto a céu aberto e saneamento básico; animais soltos nas ruas; Aedes aegypti; moscas; água parada; barbeiro; dentre outros. 3 – Realização em todo início de ano letivo de avaliação nutricional, postural e ergométrica, caderneta de vacinação, saúde bucal, com acompanhamento e encaminhamento multiprofissional. 4 – Projeto Saúde na Comunidade – Mutirão multiprofissional, objetivando levar o atendimento multiprofissional as localidades carentes. 5 – Criar grupos mensais para rodas de conversas e aconselhamento multiprofissional em Saúde, com grupos de: gestantes, mulheres, homens, hipertensos e diabéticos, usuários de drogas e álcool.

EIXO II: 1 – Gravidez na Adolescência; 2 – Bullying (saúde psicológica); 3 – Alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos; 4 – Drogas e bebidas alcoólicas; 5 – Saúde do idoso; 6 – Saúde do homem e da mulher; 7 – Sedentarismo x Atividade física; 8 – Vícios de internet; 9 – Saúde da criança e do adolescente.

EIXO III: 1 – Buscar estratégias/atividades para atrair a população masculina à participarem dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, como: palestras educativas, panfletagens, atendimentos noturnos, profissionais do sexo masculino para atender a população, de forma que o mesmo se sinta mais a vontade para expor suas dúvida e opiniões, realização de mutirões de exames voltados para a saúde do homem. 2 – Criação da casa de apoio ao idoso, apoiado pela Atenção Básica como: atendimento de hiperdia; incentivos a prática de esportes; acompanhamentos pelos profissionais do NASF; participação da Secretaria de Assistência Social. 3 – Mobilizações e ações preventivas para usuários de álcool e outras drogas.

EIXO IV: 1 – Realização de colposcopia e mamografia para mulheres de faixa etária específica; 2 – Trabalho preventivo: triagem e encaminhamento multidisciplinar junto as escolas para as crianças; 3 – Ampliação de teste para recém-nascidos; 4 – Fisioterapia uroginecológica para mulheres com incontinência urinária; 5 – Campanhas para realização do aconselhamento sobre: Papanicolau, teste de Shirly em adolescentes; 6 – Ação junto a família das adolescentes, com ênfase no esclarecimento da vida sexual, meios contraceptivos e IST’s; 7 – Ação conjunta com secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social para o combate do abuso sexual infantil. 8 – Trabalho de esclarecimento junto as famílias sobre a necessidade de diagnóstico dos casos de transtornos e ou distúrbios mentais em crianças; 9 – Ação conjunta de prevenção contra a violência doméstica com mulheres. 10 – Ação de acompanhamento de puericultura e aleitamento materno e vacinação nas crianças de 0 a 2 anos; 11 – Uso de álcool e outras drogas no período de gravidez nos casos de adolescentes.

EIXO V: 1 – Criação de incentivos para os membros do Conselho de Saúde. 2 – Parceria com consórcio junto a cidades vizinhas para acessibilidade de pessoas com transtornos mentais. 3 – Criação de um Plano de Cargos e Salários para profissionais da saúde. 4 – Fóruns, palestras e criação de aplicativos digitais para atingir tanto o público jovem como o idoso, como incentivo a busca de informações. 5 – Ampliação de UBS, com repouso para técnicas de sobreaviso, com sala de reuniões e ampliação de recepção. 6 – Construção, junto ao Gov. Federal, de mais UBSs. 7 – Aquisição de câmara fria para sala de vacinas. 8 – Ampliação da farmácia básica. 8 – Campanhas de Educação em Saúde Bucal no ensino infantil. 9 – Parcerias da equipe de PSF e Educação.

Após a apresentação dos V eixos na Conferencia Municipal de Saúde em 2017, a plenária deste ano de 2019 servirá para que os profissionais debatam sobre o que já foi alcançando e de que forma estão sendo buscado atingir esses objetivos que foram propostos na conferência passada.

A Plenária Municipal será conduzida pelos palestrantes: Enfermeira Jannaina Alencar e pelo Palestrante Edson Ribeiro, ambos com ampla experiência na gestão de saúde municipal.

Para a ocasião, foram convidados a participar Servidores Municipais de Saúde de Alegrete, que tem participação efetiva no setor da saúde, bem como servidores de todos os setores que envolvem a saúde. Além disso, autoridades municipais e população em geral também estarão participando da plenária.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.