Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Amigos de São Julião, Alegrete e região realizam II Cavalgada do Domingo de Ramos com participação recorde no resgate da cultura nordestina

A II Cavalgada do Domingo de Ramos contou com a participação de “Clesinho Aboiador”, “Romário Aboiador”, “Galego Aboiador”, “Antônio Neto Aboiador” e Raiane Alencar, conduzindo o aboio na mais pura tradição cultural nordestina.

em 14 de abril de 2019

Na manhã de hoje (14), amigos dos municípios de São Julião, Alegrete do Piauí e toda região promoveram a II Cavalgada do Domingo de Ramos, um verdadeiro resgaste cultural das tradições do vaqueiro nordestino.

O encontro aconteceu na localidade “Olho D’aguinha” (Alegrete), na residência do saudoso Sr. Idelbrando (em memória) conhecido como “Velho Brando”, onde foi servido um café da manhã e iniciada a concentração dos vaqueiros. De lá partiram em cavalgada pelas estradas vicinais que dão acesso ao povoado “Pocinhos” (Alegrete), onde encontraram com mais vaqueiros além de adeptos e admiradores de cavalgada e vaquejada.

No Clube do Juvenal, ponto de apoio escolhido pela organização, foi servido para os participantes um grande churrasco promovido através da colaboração de diversos amigos que contribuíram com doação de carneiros. A festa foi embalada ao som de muito forró pé de serra com “Francisco Carlos Sanfoneiro”, da localidade de Boa Vista (Alegrete). Como tradicionalmente os vaqueiros possuem forte religiosidade, além da imagem de Nossa Senhora Aparecida sendo levada por todo trajeto, os presentes participaram ainda de um ato ecumênico celebrado pelo pároco da cidade de Fronteiras, o Padre Gildo Carvalho juntamente com o Diácono Ramires, que abençoou os vaqueiros em frente a avenida da localidade.

Na sequencia a vaqueirama, cerca de 150 presentes ao evento, seguiram em comitiva para o povoado de Mandacaru (São Julião), onde percorreram um trecho da BR 230 e fizeram uma pequena pausa no Posto G Souza para hidratação. Por fim, os vaqueiros deslocaram-se ao Parque Valderi Luis, na Fazenda Jurema (São Julião), ponto final do percurso.

Para os organizadores, como Soraya Luz, Dr. Samuel Alencar, e os apoiadores do evento, como o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, a realização superou todas as expectativas.

“A gente está aqui promovendo esse evento no objetivo de estimular a prática dessa nossa cultura muito forte. Se formos olhar a cultura de nossos irmãos lá do Sul percebemos que eles a cultivam, que eles a preservam e aqui no nordeste não é diferente, a gente tem que fazer isso. Aqui se encontram famílias, casais, crianças, enfim, todo o núcleo da base de nossa sociedade está aqui se divertindo e ao mesmo tempo fortificando as nossas tradições. Nosso empenho para isso é perene, não para. Com certeza temos só de aprimorar e melhorar cada vez mais para o crescimento do evento, pois um povo que não sustenta sua cultura é um povo condenado ao fracasso”, reforçou um dos organizadores do evento, Dr. Samuel Alencar.

Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, relatou sua satisfação pela participação em mais uma edição da Cavalgada.

“Meu sentimento é de alegria por saber que no nosso município o povo ainda preza pela cultura, pela vida de gado, pela lida do cavalo. Então a gente está tentando não deixar se perder essa tradição de cavalgada e vaquejada, que é o sentimento de todos que estão aqui nessa festa. A gente deu o apoio logístico e eu queria aqui deixar o meu abraço e agradecer ao Dr. Samuel, à Soraya, ao Dr. Edilberto, ao meu pai Edilton Alencar e meu amigo Agnaldo Ramos que se doaram para fazer essa festa acontecer. Principalmente acontecer dessa forma, pois uma festa desse tamanho só faz quem tem amigos. Tenho certeza que o evento para o próximo ano vai tomar uma proporção ainda maior”, disse o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar.

A II Cavalgada do Domingo de Ramos contou com a participação de “Clesinho Aboiador”, “Romário Aboiador”, “Galego Aboiador”, “Antônio Neto Aboiador” e Raiane Alencar, conduzindo o aboio na mais pura tradição cultural nordestina.

Além das autoridades já citada, também estiveram presente o ex-prefeito Edilton Alencar (Alegrete); prefeito Edilson Brito (Vila Nova); prefeito Nonato Alencar (Francisco Macedo); prefeito João Vianey (Caldeirão Grande); vereador e presidente da Câmara; Constâncio Ramos (Alegrete); vereador Claudio do Milton (Alegrete); vereador Mateus Vicente (Alegrete); vereador Eramos Araújo (Alegrete); vereador Luiz Carlos (Alegrete), o chefe de Gabinete Diego Alencar (Alegrete); liderança política Manoel de Zé Pedro; liderança do trecho Agnaldo Ramos; dentre outros.

Clique aqui e confira todas as imagens

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.