ALEGRETE | Gestão do prefeito Márcio Alencar leva palestras, acompanhamentos e promoção da saúde nas escolas através do PSE
Para o prefeito Márcio Alencar, o PSE destaca-se por oportunizar temas de conscientização, debate e esclarecimento às crianças e jovens, priorizando seu crescimento saudável para seu pleno aprendizado. Além levar atendimentos de saúde preventiva para aqueles que não possuem o hábito de buscar o serviço direto nas UBS’s.
Sarah Maia em 28 de maio de 2019
Na manhã desta segunda-feira (27), a gestão do prefeito Márcio Alencar, em Alegrete do Piauí (PI), deu início a mais uma edição do Programa Saúde na Escola, cujo objetivo é levar às crianças e adolescentes a promoção da saúde dos mesmos.
Até o final da semana serão realizadas, em todas as escolas municipais da zona rural e da sede, ações em palestras, atualização de cadernetas de vacinas, avaliação da saúde bucal e escovação supervisionada, e campanhas como a de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Para as palestras, dentre os temas propostos este ano de 2019, serão trabalhados pelos multiprofissionais do quadro de servidores da saúde municipal, relevantes assuntos como: a importância da imunização; a importância do acompanhamento e cuidado psíquico ao aluno (autismo, hiperatividade, dentre outros); e a prevenção das violências e acidentes, suicídios.
Ao longo dos anos, a Secretaria Municipal de Saúde, hoje na pessoa da enfermeira Rayara Carvalho, e a Secretaria Municipal de Educação, cuja secretária é a professora Valdenia Silva, tem conseguido, em parceria, promover a melhora da qualidade de vida das crianças, além da conscientização sobre importantes temas já levados até as escolas, cada qual de acordo com seu público, como doenças sexualmente transmissíveis, prejuízo no uso de álcool e drogas, alimentação saudável dentre outros, além da identificação de problemas de vista e outros encaminhamentos.
Em conversa com o Portal Piauí em Foco, a secretária de Saúde Rayara Carvalho destacou a satisfação nas ações e o empenho de toda equipe para levar algo a mais não apenas para os alunos, mas toda comunidade escolar.
“A semana de Saúde na Escola já iniciou muito boa. Apesar do Ministério da Saúde só ter preconizado a questão da imunização este ano, nós aproveitamos o momento para levar uma ação mais abrangente até as escolas. Estamos com uma equipe multiprofissional dedicada exclusivamente a estas ações que atingem não somente crianças e jovens alunos, mas também levam informação e conscientização para os pais e professores. Estamos trazendo conhecimento a cerca do perigo do Aedes Aegypti, a importância da imunização, palestras sobre suicídio, dentre outros, e aos professores até atualização das vacinas também, como a da gripe. Estamos muito satisfeitos com esse início na certeza de que será um sucesso todo o PSE 2019”, destacou a secretária.
Este ano, o PSE conta com a participação de servidores das três Equipes de Saúde da Família, do NASF e também do CRAS, dentre eles enfermeiras, técnicas de enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, psicólogas, agentes de saúde, agentes de combates às endemias, coordenadora de imunização, nutricionista e servidores em geral, além de professores, coordenadores, secretários e diretores no apoio à realização.
Para o prefeito Márcio Alencar, o PSE destaca-se por oportunizar temas de conscientização, debate e esclarecimento às crianças e jovens, priorizando seu crescimento saudável para seu pleno aprendizado. Além levar atendimentos de saúde preventiva para aqueles que não possuem o hábito de buscar o serviço direto nas UBS’s.
Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, a coordenadora de Endemias e Vigilância, também com contribuição na coordenação do NASF, Maria das Brotas, destacou a felicidade em ver o desenvolvimento do PSE, reforçando a oportunidade de detectar crianças e jovens que podem estar precisando dos serviços de saúde ofertados no município.
“O PSE é uma parceria que vem dando certo, onde a saúde engajada junto com a educação proporciona ao nosso alunado uma melhor qualidade de vida. Coisas que talvez sejam deixadas passar no dia-a-dia, a gente identifica aqui, no corpo a corpo e buscamos fazer a prevenção de diversas coisas. Este ano, estamos todos novamente dedicados, juntos, PSF’s, NASF e endemias, no objetivo de abranger toda rede municipal de educação com pautas que nós detectamos a necessidade. Todos os anos trazendo novas temáticas para levar o máximo de informação possível. Então esse Programa veio definitivamente para somar. Antes esses alunos não iam até as Unidades de Saúde e após o PSE, eles já agendam horários quando os profissionais detectam alguma necessidade de tratamento. Isso com diversos profissionais como a psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo. Então as crianças que precisarem já vão, na próxima semana, iniciar o tratamento com horário pré-estabelecido. Esse projeto só nos trás mais satisfação, por ver o trabalho desenvolvido chegando ao acesso de todos, principalmente dos nossos jovens” relatou a coordenadora Brotinha.
Nesta segunda-feira (27), as ações foram promovidas nas escolas Antônio Gonçalo (Localidade Pocinhos) e Francisco Elpídio Ramos, nos turnos da manhã e tarde.
Confira as imagens:
Fotos: Raimundo Neto