SELO UNICEF | Jovens do NUCA debatem a prática do bulling nas escolas durante palestras em Padre Marcos
A atividade é parte integrante das realizações preconizadas para o Selo UNICEF, cujo objetivo é a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Sarah Maia em 04 de junho de 2019
Em cumprimento aos requisitos estabelecidos para conquista do Selo UNICEF 2017/2020, a gestão do prefeito Valdinar Silva, na manhã desta terça-feira, através da coordenação local do Selo UNICEF e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveram junto ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Padre Marcos, uma palestra para trabalhar a temática atual do bulling nas escolas.
A atividade é parte integrante das realizações preconizadas para o Selo UNICEF, cujo objetivo é a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De maneira dinâmica e participativa, trabalhando linguagem corporal e padrões impostos pela sociedade, a psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo, conduziu a palestra com o objetivo de levar não apenas o conhecimento, mas tornar os jovens presentes futuros multiplicadores do conteúdo ali debatido, ouvindo a experiencia e as vivencias de cada um.
Em entrevista ao Portal Piauí em Foco, a psicóloga lembrou que bulling é ainda uma realidade no cotidiano de crianças e jovens, sendo necessária a disseminação de informações neste meio, para contenção desta prática prejudicial ás vítimas.
“As pessoas não conseguem compreender de que forma esse tipo de comportamento afeta a vida das vítimas. As pessoas muitas vezes diminuem, não valorizam, de certa forma, esse cuidado, essa atenção que deve ser dada ao bulling, a esse tipo de comportamento, e não compreendem de que forma elas afetam essas crianças ou esses adolescentes. Então a gente criou esse espaço de discussão, de compreensão, de troca de vivências, por sabemos que não é uma realidade distante de nós. É muito presente nas escolas, no meio social em que estas crianças e adolescentes convivem. Por tanto, é importante a gente poder desconstruir alguns preconceitos também e dar o real significado que ele tem para trabalharmos e desenvolvermos um certo tipo de conhecimento e entendimento sobre o bulling”, detalhou a palestrante Vanessa Macedo.
Participante da palestras, a integrante do NUCA, estudante Georgia, de 13 anos, destacou em entrevista ao Portal Piauí em Foco a sua compreensão sobre a temática e sua importância. “As pessoas que praticam o bulling tentam diminuir as outras para se sentirem incluídos”, relatou. A estudante lembrou ainda que muitos casos de violência por todo o mundo, praticada por jovens, geralmente são consequência de mágoas adquiridas pelo autor do crime que antes sofrera de bulling.
Também participou da realização desta manhã a mobilizadora local do Selo UNICEF, a psicóloga Thuany Mikaela e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Lucicleide.
Nesta terça-feira, os jovens do NUCA participaram ainda de um debate sobre o mercado de trabalho. O momento foi conduzido pela assistente social do CRAS, Elcivane.
Confira as imagens: