Em Alegrete, PT realiza eleição para novo Diretório Municipal e discursos roubam a cena diante de grande público
Sarah Maia em 08 de setembro de 2019
Quanto mais se aproxima o pleito eleitoral de 2020, mais vão se desenhando as previsões dos rumos de cada partido. Na manhã deste domingo (08), o Partido dos Trabalhadores em Alegrete do Piauí, presidido pelo vereador Cláudio do Milton, abriu os trabalhos de eleição para o novo Diretório Municipal diante de um enorme público que lotou a sede da Câmara Municipal de Vereadores e na ocasião, foi oficialmente anunciada a posição do partido quanto as pré-candidaturas para disputar o executivo municipal no próximo ano.
Na oportunidade, o presidente Cláudio do Milton, o prefeito Márcio Alencar (PT), o ex-prefeito Edilton Alencar, vereadores e os pré-candidatos a prefeita e vice, Lilian Alencar e Manoel de Zé Pedro, fizeram uma breve fala aos presentes empolgados e felizes com os novos rumos encaminhados pelo PT, partido que assumiu um protagonismo ímpar e inquestionável nos últimos anos em Alegrete.
Em sua primeira fala pública, Lilian Alencar foi espontaneamente recebida pelos presente de pé, sob muitos aplausos e gestos de “L” com as mãos. Agradecendo a presença de todos, incluindo os representantes da classe de professores, a pré-candidata Lilian Alencar destacou a alegria em se colocar à disposição do Partido e posteriormente da população para dar continuidade ao legado tradicional da família Alencar, pautado no crescimento e desenvolvimento de Alegrete.
“O meu trabalho é dar continuidade ao trabalho do Márcio. Em relação ao que hoje acontece aqui, sabemos da luta de Lula pelo nordeste e temos sim que lutar para que Lula seja livre e saia da prisão. Estou aqui para dizer a cada um de vocês, amigos, conterrâneos: nasci e me criei em Alegrete; tenho a convicção que alegretense sou de verdade e quero trabalha sim pelo povo da nossa terra. Me emociono em dizer isso, porque me trás minhas raízes e a lembrança da minha mãe, Antônia de Sousa Alencar, do meu pai Albertino e a minha mãe que independente de política foi uma grande lutadora nesse município. Quero dizer que conto com a ajuda dos amigos, conto com a ajuda dos amigos professores, dos familiares, enfim, de toda Alegrete. Fico muito feliz em estar anunciando essa oportunidade aqui. Nós vamos dar sim, continuidade ao trabalho do prefeito Márcio. Eu, pré-candidata às eleições de 2020 na chapa junto ao Manoel José de Sousa, em nome de Jesus!”, disse Lilian emocionado e ovacionada pelo público presente.
O ex-prefeito Edilton Alencar afirmou em discurso que a garantia da continuidade do trabalho de seu filho, Marcinho, só será possível através de Lilian Alencar. O líder maior da história de Alegrete, destacou a importância do PT no município e para o país, abraçando a causa da campanha ‘Lula Livre’.
“É um partido que nós temos Wellington Dias como o gestor maior deste estado, ganhando 4 vezes as eleições em primeiro turno. É um partido que trouxe para cada um, filho de vocês, transporte escolar, máquinas para ajeitar as estradas, poços, açudes, trouxe a cisterna para a casa do mais humilde, trouxe o cartão cidadão para aqueles necessitados e com a conjuntura do país, a turma escolhia emprego. Em todos os recantos deste país, tinha construção e tinha obras. Este homem merece estar solto, meus amigos. Este homem que é o Lula”, disse Edilton Alencar.
Edilton ainda afirmou que o PT é diferenciado, pois é um partido que “saia às ruas, sai para a agricultura, sai para as estradas, sai para todo o país”, e por tanto, era uma honra filiar-se junto ao seu filho Marcinho.
“Nós estamos nessa conjuntura, porque a pré-candidata a prefeita é minha irmã e as pesquisas mostram que Manoel é vice. Vai dar certo, pois quem trabalha Deus ajuda e nós não vamos enfraquecer. Estou feliz demais, pois fizemos uma conjuntura política nesse município trazendo as pessoas que nos faziam oposição, para crescermos nosso grupo e cresceu! Está vivo e notório o grupo vem forte e essa união não foi por acaso, foi para crescer, desenvolver e vai dar certo com fé em Jesus (…) quero pedir a todos meus amigos e correligionários, aos vereadores, que façamos uma frente forte. Vamos falar a mesma língua, porque aqui temos que buscar alternativas para continuar o trabalho por Alegrete”, reforçou.
Em sua fala, o prefeito Márcio Alencar fez um resumo das mais importantes obras, realizações e aquisições viabilizadas por ele em Alegrete nos últimos 6 anos e meio, durante seu primeiro e segundo mandato. O gestor, que já possui média histórica de obras relevantes entregues, demonstrou muito do seu trabalho no setor de abastecimento, agricultura, educação, saúde, habitação, mobilidade urbana dentre outros.
Marcinho ressaltou a confiança em Lilian Alencar e Manoel de Zé Pedro para a continuação dos seus trabalhos.
“Tudo que citei aqui a vocês só continua com Lilian Alencar no poder. Temos que continuar crescendo no rumo certo. Em audiência com o Governador Wellington Dias, que tive recentemente, foi cedida mais 10m² de calçamento, uma quadra poliesportiva para o bairro Bela Vista, os recursos para a obra do tão sonha estádio de futebol, cujas obras devem começar em outubro, além de 500hs de máquinas de trator de esteira para limpar os barreiros em Alegrete. Isso é preocupação com a sociedade e o povo alegretense. Tudo isso que aconteceu, tudo que citei aqui para vocês do que já aconteceu e vai acontecer, foi através do PT, meus amigos. Foi através do governador Wellington Dias. Quero também abraçar esse grupo que veio somar com a gente, meu primo e pré-candidato a vice-prefeito, Manoel José de Sousa. Peço a vocês que fiquem firmes, vamos em uma linha só, pois Alegrete tem um futuro brilhante pela frente ainda com essa equipe que está aqui. Reforço que estou sempre na luta e vou permanecer assim, não vou parar nem de dia nem de noite. Vamos a frente!”, finalizou o prefeito.
Após as falas, seguiram as votações para as chapas dos diretórios nacional, estadual e municipal. Em Alegrete, a chapa à disposição dos 42 filiados aptos ao voto é “PT PRA FRENTE”, cujos membros são: Helvídio de Carvalho (Presidente), Paulo Lucemberg Alencar (Vice-presidente), Márcio Alencar (secretário de finanças), Maria Lucimar Araújo Alencar (secretária de formação), Francisca Ramos (secretária geral), Antônio José de Macedo (secretário de comunicação) e Claudilton Rodrigues (líder da bancada).
O resultado a nível nacional e estadual só será divulgado após encerramento das eleições, previstas para acontecerem até as 17h. Em Alegrete, o resultado da eleição da chapa única apresentada deverá também ser oficializado às 17h ou ao final do voto dos 42 filiados aptos para tal.
Além da eleição e dos anúncios das pré-candidaturas do partido, abraçadas pelo público presente, o momento também oportunizou a integração dos presentes, filiados ou não, ao abaixo assinado por ‘Lula Livre’, causa que mobiliza todo o país em favor do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Também prestigiaram o evento, os vereadores Lucemberg Alencar, Mateus Vicente e Erasmo Araújo.