Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Em Padre Marcos, Ciclo de palestras do setembro amarelo“A vida vale a pena ser vivida” deu início com a participação de autoridades e servidores do município

em 18 de setembro de 2019

O município de Padre Marcos, na noite desta segunda-feira, dia 16, deu início ao ciclo de palestras sobre o setembro Amarelo “A vida vale a pena ser vivida”, no plenário da Câmara municipal de Vereadores. A abertura do projeto começou às 19h30, com a presença de servidores públicos municipais, como também pessoas do município em geral. A psicóloga Vanessa Alencar abriu os trabalhos da campanha, falando sobre “Vamos dialogar sobre saúde mental”.

Psicóloga Vanessa Alencar

A secretária de administração Thuany Mikaela, fez a abertura do ciclo de palestras, falando sobre o setembro Amarelo “Este é o mês de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. A campanha divulgada nacionalmente, mobiliza a todos para que se envolvam nas ações com o objetivo de prevenção e ainda abordar o tema, cujos índices são alarmantes, principalmente entre adolescentes e jovens. Aderindo a campanha de uma forma diferenciada o município de Padre Marcos busca sensibilizar e estimular profissionais, famílias, adolescentes e comunidade em geral, com ações que valorizem os diversos motivos para viver e ser feliz, “A vida vale a pena ser vivida e juntos somos mais fortes” disse Thuany.

Secretária de administração Thuany Mikaela

Em sua fala a secretária de Saúde Maria Lúcia destacou: “É um momento muito especial, hoje iniciamos a campanha do Setembro Amarelo, sabemos que é muito importante essa campanha, pois é de conhecimento que no nosso município como nos demais tem pessoas com esses tipos de problemas em relação a saúde mental, o que queremos é tratar este tipo de doença da mente. Quero aqui desejar boas-vindas e iniciarmos hoje com nossa psicóloga, e no decorrer da semana teremos outros palestrantes.”

Secretária de Saúde Maria Lúcia

Maria Lucicleide secretária de assistência social ressaltou: “É um momento muito especial, pois vamos falar de saúde mental, quero agradecer ao Prefeito Valdinar pelo apoio a esta causa, agradecer a cada um de vocês que está aqui, porque juntos somos mais fortes e que não fique só nesse momento, mas que a gente possa estar trabalhando isso todos os dias, pois não é só no setembro Amarelo. O setembro Amarelo é apenas uma campanha para ser lembrado, mas é algo que precisa trabalhar no nosso dia a dia, Padre Marcos abraça essa campanha e juntos somos mais fortes.
A psicóloga Vanessa Alencar em sua palestra disse: “Para prevenir, nós precisamos de educação, e em relação ao suicídio não é diferente. Precisamos falar a respeito, precisamos perder a vergonha e o receio, para compartilhar informações e quebrar tabus, para que possamos ter ferramentas de enfrentamento.” (…) “É pertinente se falar a respeito de saúde mental, esse aqui é o momento de compartilhar informações a respeito do assunto ou tirar dúvidas, realmente é um momento de diálogo sobre o assunto.” Em seu momento de fala a psicóloga também fez algumas indagações para os participantes do evento com o intuito de criar um momento de interação, alguma delas como “A saúde mental tem sido prioridade para você?” “Como você cuida da sua saúde mental? ”

Secretária de Assistência Social Maria Lucicleide

O segundo palestrante da noite, o coach Ezequiel Dias apresentou sua palestra sobre “Eu faço acontecer”. Ezequiel Dias salientou: “Existe uma necessidade de nos reconectamos com nós mesmo, precisamos identificar e nos curarmos da nossa dor, porque as vezes aquela dor que nós vimos no outro, dói muito mais na gente do que apenas o que eu vejo, entendermos que quando nos olhamos no espelho a imagem que nós vemos lá é exatamente aquela da minha pessoa. Precisamos olhar com muita perspectiva, com muito amor, o espelho da nossa vida.”

Ezequiel Dias, coach e enfermeiro

O projeto terá continuidade nos dias 17/09, 18/09 e 26/09. Confira a programação:

Estiveram presentes na abertura do projeto; Adão José presidente da Câmara municipal, Iranildo Francisco vereador, Antônio Chiquinho vereador, Bonifácio Dias vereador, Maria Lucicleide secretária de assistência social, Thuany Mikaela secretária de administração, Maria Lúcia secretária de saúde, Ezequiel Dias enfermeiro e coach, Leilane Ravelly coach.

Veja Fotos: Cleidiano Henrique

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.