Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Em Padre Marcos, Gestão de Valdinar Silva realiza campanha pela vida no ‘Setembro Amarelo’ com grande participação do NUCA

em 27 de setembro de 2019

Desde o dia 16 de setembro as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social vem promovendo uma série de eventos e ações de mobilização em prol da vida e contra o suicídio.

A campanha ‘Setembro Amarelo’ este ano em Padre Marcos, intitulada ‘A vida vale a pena ser vivida e juntos somos mais fortes’ levou conscientização aos munícipes e teve participação efetiva dos Adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes(NUCA), grupo criado a partir da busca pelo Selo UNICEF 2017/2020.

A vasta programação, encerrada nesta quinta-feira (26), teve realização de oficinais e palestras destinadas ao público diversificado, na zona urbana e zona rural de Padre Marcos.

Foram realizadas oficinais como: diálogo sobre saúde mental, “#nãodesistadevocê” e prevenção de mortes por causas externas. As palestras abordaram os temas: ‘Eu faço acontecer’, ‘É preciso falar sobre tristeza’, ‘Enfrentando a vida’ e ‘O poder da ação’. Estiveram diretamente envolvidos na ministração das temáticas profissionais como a secretária municipal de Administração e mobilizadora do Selo UNICEF, Thuanny Mikaella; a psicóloga Vanessa Marques; a coach Leilane Ravely; a enfermeira Kaline Cavalcante; e o enfermeiro e coach, Ezequiel Dias.

As ações aconteceram na Câmara Municipal de Vereadores, no Centro de Referência da Assistência Social, Unidade Escolar Dr. Fco Luiz de Macedo, salão da Igreja Católica e na Unidade Escolar Davi Severiano (Povoado Riacho do Padre).

Além dos Adolescentes do NUCA, participaram profissionais da saúde, educação, assistência social, poder Executivo e poder Legislativo; idosos; professores e adolescentes; responsáveis de crianças e adolescentes por programas sociais; comunidade do Riacho do Padre dentre outros.

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

 Faça parte desta causa! E não se esqueça:

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental! (setembroamarelo.org.br)

Confira as imagens!

Fotos: Cleidiano Henrique

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.