Conselho de Saúde do Piauí realiza inspeções em hospitais do interior
Isadora Freitas em 06 de maio de 2020
Com a pandemia do novo coronavírus, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) tem intensificado as ações de fiscalização dos estabelecimentos de saúde do Estado. Nos últimos dias foram realizadas inspeções em hospitais dos municípios de Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Luzilândia e Água Branca.
As inspeções tem como objetivo verificar a adequação dos hospitais às orientações do Ministério da Saúde para enfrentamento ao Coronavírus e a implantação de leitos para atendimento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
O presidente do CES-PI, João Cabral, informa os resultados obtidos nas fiscalizações. “Observamos que os municípios do Estado estão se adequando às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Em Água Branca, por exemplo, visitamos a restruturação do Hospital Municipal Sen. Dirceu Mendes Arcoverde para o atendimento de Covid-19. O hospital está se adequando com a área externa para os pacientes suspeitos de coronavírus, afim de evitar que os mesmos não tenham contato direto com os pacientes internos”, explica.
A diretora do hospital de água Branca, Leila Cristina, relata a preparação do ambiente para o atendimento dos pacientes. “Estamos nos organizando e fazendo o possível pela adequação da estrutura e proteção da população. Afinal é uma pandemia e estamos tentando acertar, diante dessa situação que vivemos e buscamos saber o que é certo e o que é errado. Estamos seguindo os protocolos da OMS e tentando fazer o melhor possível”, comenta.
Realizando vistorias também no município de Elesbão Veloso, o Conselho identificou que uma área do hospital da cidade foi destinada somente para pacientes suspeitos com o novo coronavírus. “Em mais uma visita nos hospitais da região percebemos que as unidades de saúde também estão se adequando para o combate da Covid-19. No hospital vistoriado identificamos que o centro de fisioterapia foi adaptado e destinado para atender pacientes suspeitos com a doença. Foram implantados quatro novos leitos e o hospital está avaliando a possibilidade de contratação de mais pessoal, tendo em vista que alguns profissionais foram afastados para evitar contaminação por coronavírus”, finaliza o presidente do CES-PI, João Cabral.
Fonte: 180 Graus