No Piauí, 90% das UTIs privadas alugadas pelo estado estão ocupadas
Isadora Freitas em 25 de maio de 2020
Dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) alugados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em um hospital particular de Teresina, somente um ainda está disponível para internação, é o que revela informações disponíveis no boletim do último sábado (23).
Leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Piauí (Foto: Divulgação / Sesapi)
Além disso, a reportagem ainda apurou que cerca de 60% dos dez leitos clínicos privados contratados para reforçar a estrutura pública piauiense de combate ao novo coronavírus (Covid-19) também estavam ocupados até a tarde deste domingo (24).
A suplementação, segundo o secretário Florentino Neto, se fez necessária por conta do crescimento dos casos da doença e do índice de ocupação dos hospitais públicos estaduais, cerca de 62%, cenário mais agrado ainda na capital, com mais de 73% das vagas preenchidas.
O secretário afirma que é preciso se antever ao esgotamento das vagas na rede pública do estado (Foto: Arquivo/ODIA)
Questionada se haverá nova contratação de leitos privados, a Sesapi comunicou através de nota que a possibilidade não está descartada, uma vez que o chamamento público continua aberto, no entanto, informou que até a última sexta-feira (22), nenhuma proposta havia sido encaminhada.
A expectativa é que o Hospital de Campanha do Verdão, em Teresina, aumente a oferta de vagas e desafogue a estrutura hospitalar local. “Estamos finalizando o processo seletivo das equipes. Próximo passo é integração e capacitação dos selecionados nas rotinas institucionais”, informou a secretaria.
Fonte: O Dia