Bares e restaurantes reabrem hoje no Piauí; veja como podem funcionar
Carmo Neto em 17 de agosto de 2020
Cardápio digital, mesas distanciadas e álcool em gel em todas as partes são algumas das medidas de precaução que deverão ser seguidas pelos proprietários de bares e restaurantes na reabertura que ocorre hoje (17) no Piauí. Depois de mais de quatro meses fechadas as portas, após a flexibilização de decreto do Governo do Estado, setor vê com grande expectativa volta das atividades. Nesta nova fase de “desconfinamento”, no entanto é preciso seguir regras sanitárias rígidas para evitar a disseminação do coronavírus.
Restaurantes devem obedecer protocolo específico
A Diretora Executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel-PI), Natália Macário, salientou que o movimento neste primeiro dia deve ser observação. “Desde a pandemia, cerca de 30% dos bares e restaurantes fecharam em definitivo. O setor está pronto reabrir, mas a volta dos clientes é que vai ditar o funcionamento. Alguns estabelecimentos já reabrem nesta segunda (17). Outros preferem abrir quando terminar os fins de semana com lockdown. Tudo é muito novo, então nesta primeira semana vai ser de ajuste, observação, de operação da casa, compra de estoque”.
Durante a pandemia as vendas no setor caíram 80% e nos últimos meses, puderam funcionar apenas nos sistemas drive-trhu e delivery. “Vai demorar cerca de 6 meses a 1 ano para uma empresa se recuperar. Esta reabertura é para tirar da ‘UTI’, se assim podemos dizer. Fechar novamente é para ‘matar’ mais CNPJS, pois tem recursos humanos e de insumos a providenciar. O investimento para reabrir é tão alto quanto abrir uma nova casa”, avalia Natália Macário.
Locais devem operar com apenas 50% da capacidade
Protocolos de retomada
Todos os locais devem seguir os protocolos e os donos se preparam; adquiriram equipamentos de aferição da temperatura, afastaram as mesas para manter o distanciamento entre as pessoas, disponibilizaram álcool gel na entrada dos estabelecimentos e em cada uma das mesas. Já os alimentos chegam até os clientes totalmente cobertos. Os funcionários receberam itens de segurança. Além disso, eles poderão operar com apenas 50% da capacidade máxima. Casos os estabelecimentos descumpram as orientações serão autuados com multa e poderão ser fechados.
Fonte: Meio Norte