Em UBS do Piauí, insulina é armazenada em cozinha e vacinação acontece em sala improvisada
Carmo Neto em 27 de agosto de 2020
Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) identificou irregularidades em Unidades Básicas de Saúde (UBS) no litoral do Piauí. Em uma das unidades a equipe identificou insulina armazenada de forma irregular em geladeiras de cozinhas, ar-condicionados quebrados e vacinação irregular. Em outra duas foi encontrado acumulo de lixo hospitalar.
Três UBS localizadas na zona urbana de Parnaíba foram notificadas e terão um prazo de 30 dias para tomarem as providências. A Secretaria Municipal de Saúde também recebeu a notificação.
INSULINA EM GELADEIRA
O caso da insulina armazenada em geladeira aconteceu na UBS Pindorama, segundo o CMR.
“O CRM-PI recomenda que o local correto para armazenamento de medicamentos sensíveis à temperatura deve ser em geladeira exclusiva, evitando locais como as portas das geladeiras devido às grandes oscilações de temperatura e ficar longe do congelador, de forma que a temperatura fique entre 2 e 8 graus celsius, do contrário a medicação perde a eficácia”, escreveu.
Na mesma unidade quase todos aparelhos de ar-condicionado apresentaram problemas. Inclusive na sala de vacinação. Por conta disso, os pacientes que necessitam do serviço são atendidos em ambientes improvisados.
“Na farmácia, o ar condicionado encontrava-se queimado e a sala de vacina não funciona por causa da falta de refrigeração, também com ar condicionado com defeito. Com isso, a vacinação acontece em ambientes improvisados, como consultório médico, o que não é permitido pelo manual SomaSUS”, informou.
O CRM-PI também registrou ausência de cadastro das UBS junto ao CRM-PI, ausência de diretor técnico, falta de aparelhos para tratamento de urgências e falta de medicação de atenção básica, como metformina 850 mg e anlodipino 10 mg, assim como a vacina pentavalente.
DESCARTE IRREGULAR DE LIXO
Já na UBS Alto Santa Maria o lixo hospitalar estava em sacolas comuns, sendo depositado na frente da unidade, onde circulam pessoas que chegam para os atendimentos. Na UBS Broderville, o lixo está sendo empilhado em sacos de lixo comum nos fundos do prédio.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba também recebeu a notificação. O CRM-PI alerta que lixo hospitalar nas dependências das unidades de saúde traz risco sanitário, risco de infecção de profissionais que trabalham nesses locais, bem como a população, uma vez que atraem insetos, como ratos e baratas”, escreveu o CRM.