Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Volta às aulas deve iniciar por alunos do 3º ano do ensino médio, aprovam escolas estaduais do PI

em 04 de setembro de 2020

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio devem ser os primeiros a retornar às salas de aula nas escolas da rede estadual de ensino do Piauí. A proposta foi encaminhada ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) após uma reunião realizada nesta quinta-feira (03), que contou com a presença de gestores da educação, membros da vigilância sanitária, além de representantes estudantis e de pais de alunos.

O objetivo do retorno é evitar prejuízos na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para o próximo mês de janeiro. A rede particular de ensino também deve ser atingida pela liberação.

O governo do Piauí trabalha para que o início da retomada das atividades presenciais ocorra a partir do dia 22 de setembro, mas a proposta ainda deve passar por análise dos membros do COE, e do comitê científico do Consórcio Nordeste.

“A proposta que foi apresentada é a de retornarmos com o 3º ano, com a preparação para o Enem. O COE recebeu todas as informações sobre o planejamento e os protocolos, que já foram elaborados, e ficou de enviar a decisão, a título de sugestão, a governador, que vai decidir sobre a possibilidade de retorno ou não. Isso também depende da análise do comitê científico do Consórcio Nordeste”, explica o superintendente de educação básica da Secretaria de Educação, Carlos Alberto Pereira.

Ainda de acordo com o superintendente, a ideia é que, caso sejam liberadas, as aulas presenciais dos alunos do 3º ano e que fazem a preparação para o Enem devem funcionar como uma espécie de experiência, que vai balizar as decisões sobre a retomada das aulas presenciais das demais séries.

“O 3º ano, se autorizado, entraria como um projeto piloto. Através da análise, vamos fazer ajustes em relação ao distanciamento e também sobre as estratégias de combate ao coronavírus”, destaca.

A Secretaria de Educação estima que, somente na rede estadual, mais de 40 mil alunos devem ser beneficiados com volta das aulas presenciais de preparação para o Enem. São 27 mil que estão concluindo o ensino médio regular, 12 mil alunos que estão na última etapa da Educação de Jovens e Adultos, que também estão aptos a fazer a prova; e cerca de 4 mil estudantes do 3º ano do ensino médio técnico, que também podem participar do Exame.

 

Via Cidade verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.