Bebê tem cabeça arrancada durante parto em hospital público no Pará
Carmo Neto em 19 de outubro de 2020
Um bebê morreu após ter a cabeça arrancada durante parto prematuro na manhã desse sexta-feira (16/10), na Santa Casa de Misericórdia de Belém/PA.
A mãe da do bebê tinha sido encaminhada para fazer o parto no hospital, referência em atendimento materno-infantil no estado. A gestante foi atendida em trabalho de parto adiantado, de acordo com a Santa Casa. Devido às condições de sua chegada, a paciente evoluiu rapidamente para parto vaginal.
Segundo os médicos, o feto possuía várias malformações, o que ocasionou uma complicação obstétrica pouco frequente chamada distócia de ombro. Nesses casos, o ombro do bebê fica preso dentro da mãe.
A Santa Casa afirma que todas as manobras previstas na literatura científica foram realizadas com o intuito de despender o ombro e assim liberar o restante do corpo do bebê. No entanto, a Santa Casa afirma que “houve complicações na extração fetal”.
Em nota, a Santa Casa do Pará lamentou o ocorrido e informou que está dando todo apoio à família. Um procedimento administrativo foi aberto para que sejam tomadas as devidas providências.
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou neste sábado (17/10) que solicitou à Polícia Civil a abertura de um inquérito para apurar a morte de um bebê.
https://twitter.com/helderbarbalho/status/1317501262305382400?s=19
Via G1 PA