Pio IX | Homem que fez “alarde” em vídeo com falsas acusações recebeu atendimento no Hospital Lourdes Mota; diz direção do Hospital
Carmo Neto em 11 de janeiro de 2021
Um homem que se identifica como Reginaldo Francisco da Rocha gravou e diu um vídeo na noite do último sábado (09) criticando o atendimento do hospital Dona Lourdes Mota, da cidade de Pio IX.
No vídeo de 29 segundos não fica claro o motivo da reclamação, Reginaldo aparece em frente ao hospital acompanhado da esposa dizendo que passou 45 minutos à espera de atendimento e que outras pessoas que teriam chegado depois foram atendidas primeiro.
Segundo a direção do hospital, a equipe médica que estava de plantão ficou surpresa com as acusações, porque, segundo o registro, Reginaldo e a paciente chegaram por volta das 22 horas e foram atendidos minutos depois. “É que quando eles chegaram, além de já existir outras pessoas na espera, chagaram depois, inclusive, casos mais graves”. Que a paciente foi devidamente avaliada, não sendo encontrado sinais de gravidade e sendo medicada e orientada levando em conta suas queixas e seu estado gestacional.
No que se refere ao tempo de espera para o atendimento, o protocolo do SUS orienta que os estabelecimentos de saúde são obrigados a prestar atendimento em até 30 minutos em dias normais e 45 minutos em finais de semanas e vésperas de feriados.
Ainda segundo o hospital Dona Lourdes Mota, a instituição realiza uma triagem nos atendimentos. Na triagem são levados em conta os sintomas do paciente, o tempo de início dos sintomas e os sinais vitais, isto é, pressão arterial, frequência cardíaca, entre outros. Essa classificação organiza a prioridade de atendimento de acordo com a gravidade de cada paciente.
Logo, conforme informado pelo hospital, o tempo de espera reclamado pelo esposo da paciente assim como o protocolo do atendimento ocorreu dentro do que é recomendado pelas normas médicas e obedecendo o que diz a regulamentação do SUS.
Em Dezembro de 2020, após ser diplomado, o prefeito Silas Noronha fez uma visita ao hospital Dona Lourdes Mota e presenciou de perto a situação crítica das instalações, o que demostra claramente o abandono e desatenção com a instituição de saúde por parte da gestão anterior.
Após a repercussão do vídeo na internet, inúmeros comentários repudiaram a atitude do senhor que gravou o vídeo criticando o atendimento:
“É engraçado como esse senhor ficou 8 anos conformado com a situação do hospital na gestão anterior e agora reclama por ter que esperar 45 minutos para ser atendido. Até em algumas consultas particulares tem gente que espera horas.” Comentou o usuário de uma rede social.