Avião da FAB com pacientes de Manaus com Covid-19 chega ao Piauí
Carmo Neto em 15 de janeiro de 2021
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acabou de pousar em Teresina com nove pacientes com Covid-19 vindos de Manaus (AM) para tratamento contra o novo coronavírus no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-Ufpi). Equipes da FMS já estão no aeroporto com todos os suportes técnicos para fazer a transferência dos pacientes.
“Estamos aqui com a equipe pronta para que a gente possa dar toda a assistência a esses pacientes que vêm de tão longe, cheios de esperança, possam ser assistidos da melhor forma possível, com toda segurança e qualidade que o Piauí pode oferecer a esses irmãos amazonenses nesse momento de tamanha dificuldade”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.
A aeronave decolou de Manaus por volta das 10h e chegou em Teresina às 10h38. Segundo informações da FMS, as equipes da Fundação estão a postos com uma van e 11 ambulâncias – duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico – para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU), onde serão internados.
A FMS ressaltou ainda que os leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de Teresina.
O prefeito da cidade Dr Pessoa também está no aeroporto para recepcionar os pacientes. À imprensa, ele falou da alegria em poder ajudar a população do Amazonas. “É um momento de alegria pelo preparo que tem aqui na saúde do Piauí e na cidade de Teresina. E é um momento de tristeza pelos irmãos de Manaus e de qualquer estado da federação [por causa do que estão vivendo]”, frisou Dr Pessoa.
15 PACIENTES DEVERIAM TER EMBARCADO
O superintendente do Hospital Universitário na Ufpi, Paulo Márcio, disse que anteriormente eram 15 pacientes que viriam a Teresina. Contudo, seis deles tiveram complicações antes de voar.
“Dessa forma decidiram trazer apenas 9. Dos 9 que chegaram, 2 não estão bem. Eles serão transferidos com uma ambulância UTI montada e equipada para 2 leitos de UTI no hospital. Os outros sete pacientes estão estáveis e serão transferidos depois que os dois primeiros seguirem suas viagens”, frisou Márcio.