Educação de Padre Marcos realiza I jornada pedagógica para os profissionais da rede municipal
Carmo Neto em 18 de fevereiro de 2021
A Prefeitura de Padre Marcos através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã dessa quinta-feira, 18 de fevereiro, a I jornada pedagógica da gestão 2021/2024. Com o tema ‘Desafios e possibilidades em tempos de pandemia’, o evento aconteceu no Centro Social Urbano seguindo todas as normas de prevenção a Covid-19 e teve como objetivo ser o pontapé inicial do ano escolar no município.
Participaram da jornada gestores escolares, professores, secretários escolares, auxiliares de serviços gerais, vigilantes entre outros funcionários. Além deles marcaram presença o secretário de educação Eraldo Carvalho, as assessoras técnicas da pasta Gorete leal e Maria Lucilene, a supervisora Maria Luzimar, a coordenadora Ana Meire, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de administração Thuany Mikaela que esteve representando o prefeito Valdinar Silva, o procurador do município Dr. Raimundo Vieira e os vereadores: José Bonifácio Dias, Iranildo Francisco, Manoel Francisco (Neli) e Antônio Chiquinho.
A rede municipal de ensino de Padre Marcos dispõe ao todo de 09 escolas, sendo 05 de Ensino Fundamental e 04 de Educação Infantil. Cerca de 1.450 alunos, já estão com matrículas confirmadas para o ano letivo de 2021 que está previsto para iniciar no dia 1° de março, sendo os 60 primeiros dias de forma remota. Após esse período, o município estuda a possibilidade de seguir com o ensino no formato híbrido, onde será definida através de um levantamento feito por uma comissão.
O secretário municipal de educação Eraldo Carvalho falou aos presentes e destacou o plano de retorno híbrido das aulas na rede municipal:
“Estamos elaborando um plano para o formato híbrido de ensino para após esses três meses voltarmos e melhorarmos o acesso para todas as crianças do município, a previsão é que no dia 1° de março voltemos às nossas atividades. Essa formação continuará na próxima semana nas escolas, e estamos montando uma comissão com representantes de todos os segmentos da sociedade civil para elaborar, analisar e executar esse plano, para que de forma segura possamos iniciar o ano letivo” disse o Secretário.
O Secretário ainda agradeceu aos profissionais presentes na jornada pedagógica:
” A Educação vive hoje mais do que nunca um momento de aprendizado e adaptações, onde tivemos que nos reinventar inesperadamente em virtude de uma situação que jamais esperariamos. Foram muitos medos e desafios encontrados desde o início dessa pandemia e durante esse processo de inovação, sabemos da preocupação, ansiedade, estresse, entre outros sentimentos, que sem dúvidas estão presente em nosso modo de agir, pensar e falar. Portanto, entendemos que este é um momento de aprendizagens e reflexões, onde ressignificar saberes e fortalecer novas práticas é Fundamental. ” Finalizou.
A secretária de administração Thuany Mikaela esteve presente e representou o prefeito Valdinar Silva que cumpre agenda em Teresina. Thuany destacou planos e projetos de sua pasta em parceria com a Educação e justificou a ausência do gestor:
“Professores, acreditem no potencial de vocês, com dedicação, compromisso e responsabilidade vocês conseguem transformar a nossa sociedade de amanhã. Quero dizer pra vocês da alegria de estarmos abrindo hoje a jornada pedagógica, vocês sabem que prefeito Valdinar Silva é um gestor muito presente, muito acessível mas hoje infelizmente ele não pode está aqui pois está em uma audiência em Teresina buscando resolver alguns impasses do município” justificou a Secretária.
Com muito bom humor e motivação o psicólogo Dr. Moisés Nascimento concedeu a palestra ‘Inteligencia emocional no ambiente de trabalho’. O palestrante ainda mencionou a sua atuação na linha de frente a Covid-19:
“No ano de 2019, eu pude ministrar 182 palestras sobre vários temas e no ano de 2020 já estávamos com 41 agendadas quando veio a pandemia, então desde março eu trabalho na linha de frente do combate a Covid-19, sou psicólogo das duas UTIs de covid no Hospital Regional Justino Luz, e dou suporte a alguns hospitais e profissionais da saúde mental em Teresina, estamos muito cansados desse problema mas creio que vamos vencer esse mal e já estamos vencendo.” Falou o palestrante.
Veja imagens!
Fotos: Cleidiano Henrique