Teresina atinge 100% de ocupação de leitos de UTI públicos para Covid-19
Carmo Neto em 23 de fevereiro de 2021
Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro no fim da manhã desta terça-feira (23), na TV Jornal, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou que Teresina já está com ocupação de 100% nos leitos de UTI Covid-19 públicos.
Além disso, 9 pacientes já aguardam em fila de espera por uma vaga em leitos para o tratamento do vírus. Eles estão em salas de estabilização ou em UPAs da capital.
“De leitos clínicos, nós temos em torno de 88% da ocupação. A situação está difícil. Mas estamos tomando algumas medidas, como abertura de cinco novos leitos no Dirceu e mais cinco no HGV. Nós tivemos um problema nessa fase de agora que a rede privada reduziu significamente o número de leitos, por várias razões. Um leito de UTI custa muito caro. Hoje tenho 6 pacientes de convênios porque não tem hospital para receber esses pacientes”, disse.
A expectativa que ainda na tarde de hoje o número de leitos disponibilizados com os pacientes em espera sejam equalizados. A maioria dos pacientes são oriundos do interior do Estado. “Espero que daqui para de tarde consigamos equalizar o número de pacientes com o número de leitos ofertados Com certeza é uma crise seríssima”, completou.
Via Meio Norte