Com agravamento da pandemia, três capitais no nordeste têm mais mortes que nascimentos
Carmo Neto em 03 de maio de 2021
Pelo menos nove capitais brasileiras registraram, no mês de abril, mais mortes que nascimentos. No Nordeste, tiveram um comportamento similar Fortaleza, São Luís e Recife. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil.
A queda da diferença entre a quantidade de nascimentos e de óbitos era uma tendência em todo o Brasil. Com a pandemia, a situação se acentuou. Esse fenômeno, como explica Julio Racchumi, pós-doutor em demografia e professor do Departamento de Estudos Interdisciplinares da Universidade Federal do Ceará (UFC), só era esperado para daqui 30 anos.
Em Fortaleza, no Ceará, é o segundo mês que o número de mortes supera o de nascidos. Foram registradas 3.108 mortes e 2.655 nascimentos em cartórios no mês de abril. Em março, o cenário foi semelhante: foram registrados 3.421 óbitos e 2.473 nascimentos. É o quarto mês, desde o início da pandemia, em que o número de nascimentos foi menor que o de mortes.
O Estado de São Paulo registrou também o primeiro mês com maior número de mortes do que de nascidos em seu território desde o início da série histórica.
Fonte: Meio Norte