Com calendário escalonado, prova de vida do INSS volta a ser obrigatória
Carmo Neto em 17 de maio de 2021
Daqui a uma semana, no dia 25 de maio, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a antecipação da 1ª parcela do 13º salário. Enquanto isso, o INSS reforça que voltará a bloquear o pagamento aos segurados que não fizerem prova de vida. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União ainda última quinta-feira (13).
A medida tinha sido suspensa desde março de 2020 com o início da pandemia da Covid-19. De acordo com a portaria, a rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil passa a valer a partir do pagamento de maio.
Prova de vida, como fazer?
A comprovação de vida dos beneficiários poderá ser pelo aplicativo “Meu INSS” realizada por biometria facial. Também há a possibilidade de ir até as agências pagadoras de benefícios para fazer a comprovação pessoalmente.
Muitos segurados se confundem e acabam comparecendo às agências do INSS para realizar a prova de vida, o que é um erro, a prova de vida não é realizada na agência do INSS, mas sim no banco onde o benefício é pago para você.
Não há muito problema de fazer pelo aplicativo: prepare os documentos, tire uma foto selfie do aposentado, preencha os dados e envie a solicitação.
Mas isso será feito de forma escalonada. Veja abaixo o mês em que será preciso fazer a prova de vida, de acordo com o mês de vencimento em 2020.
Fonte: Meio Norte