Com foco na cultura, turismo e esporte, prefeitura de Padre Marcos realiza a I Jornada de Planejamento
Carmo Neto em 19 de maio de 2021
A prefeitura municipal de Padre Marcos realizou na manhã dessa quarta-feira, 19, na sede da Secretaria de Assistência Social, a I jornada de planejamento, sob o tema: ‘novos rumos: construindo a economia criativa, o esporte e turismo’. O objetivo do evento, que contou com uma palestra do jornalista Edson Ribeiro, foi reunir as principais autoridades para traçar metas e estratégias que corroborem para o desenvolvimento do município.
Estiveram presentes na ocasião o Prefeito José Valdinar da Silva e a primeira-dama Edilene Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, o Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Soênio José Ribeiro, a Secretária de Cultura, Linara Emilly Benedito, a presidente da Associação Cultural Padre Marcos de Araújo Costa, Kathyanne Leal Sousa, a Secretária de Administração Thuanny Mikaela, o Secretário de Empreendedorismo e Desenvolvimento Luís Filho, a Secretária de Saúde Maria Lúcia, o Secretário de Educação Eraldo Carvalho, a Secretária de Assistência Social Maria Lucicleide, o Secretário de Obras, Oziel Carvalho, a orientadora pedagógica e ex-vereadora, Ana Meire, a supervisora de ensino e ex-vereadora, Maria Luzimar Carvalho, e o assessor jurídico Dr. Raimundo Vieira. Participaram também o vereador Antônio Francisco de Carvalho, o vereador Helton João de Carvalho e o vereador Iranildo Francisco.
Durante a palestra foram criados três grupos de trabalho: cultura, turismo e esporte, estes grupos utilizaram a análise de SWOT para constatarem as forças e fraquezas nas respectivas áreas de atuações. Ainda na jornada de planejamento também foram definidos os membros do Conselho Municipal de Turismo, que será composto por representantes da Cultura: o vice-prefeito Valdo Benedito e a Secretária Linara Emilly; da Educação: o Secretário Eraldo Carvalho e Luzia; do Meio Ambiente: o Secretário Leomir e Williane; da Administração: Josivania e a Secretária Thuanny; Do Gabinete do Executivo: Arrigo e Thiago; e representantes do Trading turístico: Herculano, Osmar, Maria Francisca, Elitania, Dalva, Edimar, Cleidiano, Wallacy, José Leal e Maria Silmaria.
O Prefeito Valdinar Silva discursou aos presentes na jornada de planejamento. O gestor foi enfático ao salientar o objetivo de inserir o município de Padre Marcos na rota do turismo religioso brasileiro:
“Nós queremos colocar o município de Padre Marcos tanto na rota do turismo religioso como na do turismo cultural, especialmente através do santuário Boa Esperança, por mais que esse ano não tivemos como agremiar muitos devotos por conta da pandemia, mas a nossa expectativa é que o santuário se torne um lugar visto e visitado por pessoas de todo o Brasil, e para isso precisamos inserir o nosso município na rota e é o que estamos correndo atrás para fazer.” Disse.
Sobre as iniciativas turísticas que o município dispõe, o prefeito destacou:
“Nós temos a praçinha de nossa senhora Aparecida que também é um espaço de devoção, para ela que é a padroeira dos vaqueiros, e nós inserimos uma data em homenagem aos vaqueiros no mês de agosto. E o nosso objetivo é que essa iniciativa vire tradição no meio cultural e religioso, se tornando uma grande festividade no futuro. Pensamos também em uma enorme festa no São João e nos festejos do aniversário do município que também fazem parte dos nossos planos para o turismo. Outro ponto importante é o museu e o documentário do Padre Marcos de Araújo, que irá contar a nossa história e a história do Piauí” destacou.
A associação cultural Padre Marcos de Araújo Costa é responsável pela gerência do futuro museu homônimo. O órgão promoverá iniciativas com o propósito de reavivar e preservar a memória e a história do Padre Marcos. A instituição é presidida por Kathyanne Leal, tem como tesoureira, Ana Meire, como secretária Williane Kelly e Plynio Ylan, como fiscal.
O professor e jornalista Edson Pop Ribeiro em um trecho de sua palestra ressaltou a importância da cultura e do turismo para o progresso do município:
“De maneira inédita, nesse momento nós temos um time de administradores aqui nessa região, preocupados com pautas que vão desde o resgate da história dos municípios, até aos trabalhos voltados para o turismo, para a cultura e o esporte. Estamos nos livrando do complexo de vira-lata e criando aos poucos um polo turístico, nós temos a nossa história, a nossa própria cultura, e isso está dentro de nós, e influencia na nossa vida, e aquilo que é nosso precisa ser valorizado. Fico feliz de participar desse processo, e com a ajuda de cada um de vocês poderemos chegar lá” ressaltou o palestrante.
Veja imagens!
Fotos: Cleidiano Henrique