Fronteiras e São Julião estão entre os municípios com o maior percentual de aplicação das vacinas contra a covid-19
Carmo Neto em 22 de junho de 2021
Veja os rankings das cidades com maior e menor aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Piauí, desde o início da campanha de imunização no estado.
Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Em primeiro lugar com maior percentual de aplicação está a cidade de São Félix do Piauí, com 99,3% de aplicação das doses recebidas. Já a cidade com menor percentual de aplicação é Corrente, com aplicação de 30% do total de doses recebidas.
O percentual é calculado com base na quantidade de vacinas recebidas e aplicadas no município, considerando a primeira e a segunda dose.
Fronteiras e São Julião estão entre os municípios com o maior percentual de aplicação das vacinas contra a covid-19.
Na campanha nacional de imunização, o Ministério da Saúde envia os lotes das vacinas aos estados, que são responsáveis em distribuir aos municípios. A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos municípios.
As regionais de saúde com maior aplicação de vacinas recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde foram de Fronteiras (91%), Amarante (87%) e Teresina (86%).
Vacinômetro
A Sesapi lançou uma plataforma online para acompanhar a vacinação nos municípios. Essa plataforma não substitui o sistema do Ministério da Saúde, que também precisa ser atualizado (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).
Dados
O Piauí já recebeu do Ministério da Saúde 1.694.079 doses de vacina. A Sesapi já distribuiu aos municípios 1.558.062 doses. Pelos dados, os municípios já aplicaram 878.920 vacinas na primeira dose e 319.707 vacianas na segunda dose. Com os municípios há 359.435 vacinas para aplicação de primeira e segunda dose.
No momento, a Sesapi possui 134.017 doses de reserva para a segunda dose e 2.000 de reserva técnica de segurança
Ao todo, 26,78% da população do estado recebeu a primeira dose. Somente 9,75% da população recebeu a segunda dose do imunizante.
Veja mais:
Entenda a obrigação de cada ente federado no processo de vacinação
Fonte: Cidade Verde