Cerimônia canônica marca elevação da Paróquia da Imaculada Conceição em São Julião
Carmo Neto em 17 de julho de 2021
A comunidade católica de São Julião celebrou na noite desta sexta-feira, 16 de julho, a solenidade canônica de elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
A cerimônia foi celebrada pelo bispo da diocese de Picos, Dom Plínio Luz, em via pública ao lado do templo da paróquia no centro da cidade de São Julião, e assistida por centenas de fiéis presentes no local e por meio de transmissão ao vivo na internet.
Participaram da solenidade canônica diversos párocos, padres, seminaristas, diáconos e freiras que integram a diocese de Picos.
Estiveram presentes também o prefeito municipal de São Julião, Dr. Samuel Alencar, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edizaldo Rocha, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito e outras demais autoridades públicas.
A celebração canônica seguiu todos os protocolos de biossegurança da Covid-19, como o distanciamento social em espaço aberto e o uso obrigatório de máscaras.
Sonho Antigo
A instalação da paróquia Imaculada Conceição era um sonho antigo da sociedade sãojuliãoense.
A elevação foi estabelecida oficialmente no último dia 16 de junho por meio de decreto do bispo Dom Plínio. Até então, a igreja de São Julião integrava a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras.
A nova paróquia é composta pelos templos católicos de áreas pastorais pertencentes aos bairros e localidades dos municípios de São Julião e Vila Nova do Piauí.
Antes de iniciar a celebração eucarística de instalação, foi realizada ainda no final da tarde uma apresentação ilustrando a história antiga da igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Enquanto sanfoneiros tocavam o hino da Imaculada, homens representando vaqueiros, dentre eles o prefeito Samuel Alencar e os fazendeiros Raimundo Luz e Agnaldo Ramos, trouxeram um andor com a imagem da santa ao lado senhoras com lamparinas e rosários.
Além disso, representantes de cada comunidade exibiram os seus padroeiros e seus estandartes.
Na ocasião, o padre Francisco Ramires Barros Moura também foi oficializado como o 1° pároco de São Julião. O sacerdote atuava enquanto vigário da área pastoral do município desde agosto de 2019.
O Pe. Francisco Ramires, celebrou a elevação à condição de paróquia da Imaculada Conceição e agradeceu a comunidade envolvida na preparação da solenidade:
“Nessa noite o meu coração é só gratidão, desde a minha chegada até São Julião e Vila Nova sempre pude contar com muitas mãos estendidas, no serviço, no louvor, na animação das comunidades, muitas pessoas que na simplicidade da vida cotidiana, na sua fé simples e pura também moldaram o meu ministério. Se sou o primeiro pároco de São Julião, São Julião também é o meu primeiro amor do meu jovem ministério sacerdotal. Agradeço de todo o coração, a todos que possibilitaram esse momento. Cada experiência, cada alegria, briga, conquista e decepção foram ensinando o meu coração de padre jovem e sou grato a Deus pelo presente que levarei por toda a vida, a devoção à Imaculada Conceição, pois como é bonita a fé de vocês e o jeito que vocês cantam o hino da padroeira. Nós começamos um compromisso de envolver a todos e cuidar de todos, que a Imaculada nos ajude hoje e todos os dias. Povo de Deus eu conto com cada um de vocês. Parabéns! Vocês fizeram essa festa” disse o pároco Francisco Ramires.
Em discurso aos presentes, o prefeito municipal de São Julião, Dr. Samuel Alencar, destacou a satisfação em presenciar a concretização de um sonho antigo:
“Tenho a honra de em nome de todos que circundam esse altar, sobretudo do povo de São Julião e da Vila Nova, externar o meu contentamento e gratidão em ver realizar o sonho dos nossos antepassados e nosso sendo realizado. Hoje marca a nossa vida a instalação da tão sonhada paróquia, fruto de tanto empenho de homens e mulheres trabalhadores, está no coração de cada um de nós o amor e devoção a Virgem da Conceição, nossas mães e avós nos minaram cantando o hino da padroeira, assim me congratulo com a diocese de Picos, na pessoa do bispo Dom Plínio e estendo a todo clérigo. Vamos sonhar com dias melhores, vencendo a pandemia e combatendo injustiça, parabenizo toda a comunidade paroquial, agora é um compromisso de todos nós, estendo a minha gratidão ao Pe. Ramires que tomou a peito esse projeto. Peço a Imaculada Nossa Senhora da Conceição que rogue por cada um de nós para que suportemos essa crise e nos empenhemos em criar um mundo novo” falou o prefeito de São Julião.