Incêndio de grandes proporções na divisa do Piauí com o Ceará entra no 7º dia ainda fora de controle
Carmo Neto em 31 de agosto de 2021
O incêndio de grandes proporções que atinge municípios localizados na divisa do Piauí com o Ceará entra nesta terça-feira (31) no sétimo dia, ainda fora de controle. As chamas avançam rapidamente e causam prejuízos, principalmente para pequenos produtores de municípios como Pedro II, Milton Brandão, Domingos Mourão e Buriti dos Montes.
Ontem (30), equipes do Corpo de Bombeiros de Teresina foram enviadas à região para analisar a situação e fortalecer as ações de combate ao fogo. O comandante geral, coronel José de Arimateia Rego, destaca que caso a situação permaneça fora de controle será pedido reforço ao Corpo de Bombeiros do estado do Ceará.
“Estamos atuando em conjunto com a secretaria estadual de Meio Ambiente e com o pessoal da Defesa Civil. Estamos somando os esforços. Estamos mantendo um contato com o comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará. Caso haja necessidade, vamos somar forças e tentar controlar o mais rápido possível esse foco de incêndio na região.”, destacou.
Moradores ouvidos pela reportagem da Rádio Cidade Verde Pedro II relataram momentos de apreensão vivenciados nos últimos dias, durante o incêndio. “Tinha momento que dava vontade de correr da roça, achando que o fogo ia chegar onde a gente estava”, disse um morador identificado como Expedito.
O morador também relatou que diversas pessoas tiveram prejuízos na colheita e criações, que acabaram destruídas por causa do fogo.
Nesta terça-feira, brigadistas e bombeiros seguem tentando controlar as chamas e evitar que o fogo alcance comunidades onde há residências.
Queimadas
O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José de Arimateia Rego, também avaliou o aumento do índice de queimadas nos últimos meses em todas as regiões do Piauí. De janeiro a agosto deste ano, foram mais de 4 mil focos registrados em todo o estado.
“As nossas equipes estão prontas, diuturnamente, para controlar esse tipo de ocorrência”, disse.
Fonte: Cidade Verde