Cidade no Piauí registra três casos de malária; Sesapi realiza monitoramento
Administrador em 27 de setembro de 2021
O município de Joaquim Pires, distante 238 km de Teresina, confirmou três casos de malária, um deles importado e dois autóctones. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, na manhã desta segunda-feira (27), que realiza um monitoramento e busca ativapara identificar outros casos.
Segundo a Sesapi, caso importado é aquele que foi contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico e caso autóctone é aquele em que foi contraído pelo enfermo na zona da sua residência.
“Encaminhamos medicamentos, o Busca Ativa, inseticidas e já enviamos uma equipe nesta segunda-feira para borrifar todas as casas da localidade”, disse o gerente da Vigilância Sanitária da Sesapi, Antônio Sá.
A gerente de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explicou que com o fim do isolamento social por causa da pandemia a tendência é que os casos aumentem.
“Sempre fazemos o rastreamento e, geralmente, os casos positivados vêm de regiões de garimpo como o Pará, Roraima e Guiana. Até o ano passado, quando havia restrição de viagens por causa da pandemia, a situação era bem controlada. Este ano, com o fim das restrições, os casos aumentaram”, esclarece.
Explosão de notificação
Conforme dados da Sesapi, só em 2020 foram registrados 23 casos. Neste ano, a pasta já notificou 152 pessoas.
“No caso de Joaquim Pires, uma pessoa que chegou de outro Estado acabou contaminando pessoas da cidade”, afirma. Amélia alerta ainda para a rapidez do diagnóstico, que é fundamental. “Com os sintomas, é preciso procurar orientação médica o quanto antes”, finaliza.
Fonte: Portal O DIA Por: Jorge Machado