Educação de Alegrete do Piauí realiza formação de encerramento do Programa Volta ao Novo
Carmo Neto em 18 de dezembro de 2021
A prefeitura municipal de Alegrete do Piauí, por meio da secretaria de educação, realizou na noite desta sexta-feira, 17 de dezembro, a formação de encerramento do programa Volta ao Novo.
O encontro foi promovido na unidade escolar Maria Juceneuda Maia e teve como público-alvo os professores e coordenadores da rede municipal de ensino.
Além dos profissionais de educação, a formação ministrada pela psicóloga Rayane Coelho contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Virgínia Célia Alencar, e de toda a equipe da Pasta.
O programa Volta ao Novo foi criado pelo Instituto Ayrton Senna durante a pandemia da Covid-19, para apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores e estudantes de escolas públicas.
Em Alegrete do Piauí, o encontro de encerramento contou com o tema ‘Engajamento com os Outros’, além desse, a formação foi realizada anteriormente em mais 04 etapas, abordando as temáticas: Resiliência emocional, Abertura ao novo, Autogestão e Amabilidade. Ao todos, o programa contou com uma carga horária de 60 horas para os participantes.
A secretária de educação, Virgínia Célia, agradeceu aos envolvidos na organização e aos profissionais participantes do programa:
“Gostaria de parabenizar a Rayane pelo seu belíssimo trabalho, não foi a toa que pensamos em você para isso, nós sabemos do seu compromisso e que você é uma excelente profissional, apesar das dificuldades ela conseguiu se dedicar e cuidar das atividades. Estamos muito felizes com os resultados do programa Volta ao Novo, foram muito bons, e no próximo ano estaremos juntos no mesmo empenho em busca de mais outras melhorias. Muito obrigada pela participação de todos nesse programa que veio para somar e ajudar” disse a secretária.
A coordenadora do programa e psicóloga, Rayane Coelho, explicou o prosseguimento do programa após o encerramento das formações.
A partir do próximo ano letivo, os profissionais da educação desenvolverão atividades voltadas as competências socioemocionais dentro das salas de aula junto aos estudantes:
“Nós estamos trabalhando competências socioemocionais d nós precisamos ter essa consciência da importância delas no cotidiano, pois essas competências também estão dentro da BNCC. E nós encerramos hoje com vocês professores e em 2022 será a vez de vocês desenvolverem as macro competências junto com os alunos e os seus pais. E no final do próximo ano faremos uma culminância do programa onde todos irão apresentar as ações desenvolvidas durante o ano letivo. Essas ações terão o auxílio dos coordenadores e seguirá com base no plano de ação.” pontuou.
Veja imagens!