Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo Banner Estado do Piaui

Prefeitos do Piauí se reúnem para discutir reajuste no piso do magistério

em 02 de fevereiro de 2022

Os prefeitos do Piauí se reuniram, na manhã desta quarta-feira (02), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, para discutir sobre o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN).

Estão presentes no debate o presidente da APPM e prefeito de Francinópolis, Paulo César, prefeito de Júlio Borges –  Eduardo Henrique, Prefeito de Caracol – Gilson Filho, de Dom Expedito Lopes – Valmir Barbosa, de Campo Grande do PI – Dr. Tico, Bonfim do Piauí – Paulão, chefe de gabinete de Barro Duro – Ceiça Pessoa,  Arraial – Aldemes, prefeito de Colônia do Piauí – Selindinho, São Miguel do Tapuio – Pompilim, Nazária – Osvaldo Bonfim, Juazeiro do Piauí – Wilson Gomes, Caxingó – Magnum Cardoso, São José do Divino – Assis Carvalho, Cocal – Nonatinho, Socorro do Piauí – Zitim Coelho, Várzea Branca – Nonatinho, Landri Sales – Delismon, Canavieira – Joan Rocha, Cocal dos Alves – Osmar Vieira, Wall Ferraz – Guilherme Maia, Jardim do Mulato – Binha, São José do Peixe – Dr. Celso Antônio, Sebastião Barros – Pablo Carvalho, Miguel Leão – Robertinho e outros.

Reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores

O Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) teve a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008. Com o reajuste de 33,24% anunciado na última quinta-feira (27/01) pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, o piso para 2022 será de R$ 3.845,63. Mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Ele foi instituído pela Lei 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). A lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.

Como é calculado o piso nacional

O valor do piso do magistério é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.

O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de aluno na educação básica por ano. O repasse do Fundeb envolve recursos provenientes da arrecadação de estados e municípios e também da União, quando houver necessidade de complementação financeira.


Fonte: Portal R10

Auditório da APPM /R10

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.