Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui Banner topo – Armazém do povo

Educação de Padre Marcos realiza Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência nas escolas da rede municipal de ensino

em 27 de março de 2022

A prefeitura de Padre Marcos, por meio da secretaria de educação, realizou mais uma edição da Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

A campanha que faz parte das ações do programa Saúde na Escola foi realizada tanto nas unidades escolares da rede municipal de ensino quanto na escola privada da cidade.

A abertura oficial aconteceu na última quarta-feira, 23 de março, na U.E. Cândida Macedo. Durante a oportunidade, a enfermeira Concita ministrou uma palestra em que explicou a importância da conscientização sobre os riscos de uma gravidez nesta fase da vida dos adolescentes e os fatores socioeconômicos que influenciam a incidência de gestações precoces.

“Entre 2005 a 2015 teve um aumento significativo no número de casos de gravidez na adolescência. Mais de 1.100 mil jovens engravidaram nessa fase, e isso tem a ver com a baixa escolaridade e também tem um índice muito grande principalmente nas regiões Norte e Nordeste e na zona rural, o que prejudica a adesão e permanência escolar. Essas ações que estão sendo feitas, como essa conversa que estamos tendo aqui visam reduzir a incidência no nosso município” explicou a enfermeira.

Já durante a noite de quinta-feira, 24, foi promovida na U.E. Davi Severiano, no povoado Riacho do Padre, o enceramento da Semana de Conscientização.

Estiveram presentes no evento os estudantes, profissionais da saúde, pais de alunos e o secretário de educação, Eraldo Carvalho. Durante o ato foi realizada também a triagem para vacinação contra o HPV e a explanação sobre infecções sexualmente transmissíveis.

O secretário de educação, Eraldo Carvalho, falou para os estudantes sobre a importância de respeitar as etapas da vida:

“O ideal é que os pais e filhos tenham abertura pra falar sobre essas questões voltadas a prevenção. Tudo tem o seu momento e a sua hora, e quando a gravidez acontece nesta fase, acaba atrapalhando todas as etapas de vida, então não se antecipem, esperem o tempo certo pois antes disso precisamos tratar as coisas com responsabilidade, focando nas coisas certas e sem pular etapas. Essa é uma temática da saúde que vem para ser trabalhada nas escolas e é de fundamental importância” disse.

O enfermeiro Ezequiel Dias explicou para os presentes os riscos para a saúde relacionados a gravidez na adolescência.

“As infecções sexualmente transmissíveis se fazem presentes nesta discussão e por isso a importância de trabalhar com os pais e filhos juntos. Nos ensinaram que não se pode falar sobre sexualidade dentro de casa. Mas mesmo assim a gente percebe que é um assunto inevitável, e será falado querendo ou não e de qualquer jeito. A gravidez na adolescência ela culturalmente sempre aconteceu, mas é algo que precisa ser trabalhado pois além dos prejuízos sociais, traz riscos para a saúde das mulheres, pois os seus corpos ainda não estão maturados, não estão preparados para isso” falou.

Veja imagens!

Alunos do turno da manhã.

Alunos do turno da tarde.

Alunos da U.E Davi Severiano, Riacho do Padre.

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.