Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Piauí possui 168 mil eleitores sem biometria cadastrada para as eleições

em 01 de outubro de 2022

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o Piauí possui cerca de 168 mil eleitores que não cadastraram a biometria para as eleições deste ano. O quantitativo corresponde a pouco mais de 6% de todo o eleitorado apto a votar no próximo domingo (2).

“O eleitor mesmo, sem ter a biometria cadastrada, vai poder votar normalmente  pois a própria urna vai identificar com os eleitores com e os sem biometria”, explicou Arimateia Carvalho, coordenador de eleições informatizadas do TRE-PI, em entrevista ao Cidadeverde.com.

Por conta da pandemia da Covid-19, o cadastro biométrico do eleitorado foi suspenso em todo o país. Apesar disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante que as pessoas poderão exercer o direito ao voto, desde que estejam em situação eleitoral regular.

Para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, há a possibilidade de utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, uma vez que, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor. O e-Título, que funciona em smartphones e tablets, pode ser baixado na Google Play e App Store.

“Neste caso basta apresentar o celular com o e-Título e ele poderá votar. Aquele que não tem o aplicativo ou não fez a coleta biométrica ele terá que obrigatoriamente levar um documento com foto para que o mesário possa identificá-lo”, ressalta o servidor do TRE-PI.

Por fim, Arimateia Carvalho enfatiza que a biometria é uma ferramenta importante para o processo eleitoral. “Ela  foi implementada exatamente para garantir e dar mais segurança na identificação do eleitor, ou seja, não existem dados biométricos iguais, então com isso você consegue individualizar cada eleitor”, pontuou.


Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.