Banner topo – Armazém do povo Banner Topo -Virtex Telecom Banner Estado do Piaui

Crônica: Quem nos garante o futuro?!

A espada de He-man perdeu a força e “o olho de Thundera” nada vê e não sabe de nada. Aqui o trabalhador produz o metal e o meliante ostenta na praça. “Não há lugar seguro.

em 15 de março de 2015

cats

A espada de He-man perdeu a força e “o olho de Thundera” nada vê e não sabe de nada.

Quanta saudade tenho de Tex Willer, o ranger mais temido do Oeste, e seus companheiros Kit Carson, Jack Tigre e Kit Willer, filho do nosso herói. Era muito bom viver naquele mundo onde preponderava, sobretudo, a justiça. O mal sempre se apresentava com suas mirabolantes armadilhas, mas, acima de tudo, se instalava a marca do bem e a paz era possível.

Depois do almoço, rede armada na varanda e a leitura fluía deliciosamente pelo mundo de grandes combates e constantes vitórias. Era bom dividir com os personagens dos quadrinhos, pintados em preto e branco, a sensação do medo, do suspense para, no final, sentir bem forte a alegria pelo tombo dos foras-da-lei, principalmente dos ladrões de gado e matadores de índios.

Eram curtas as manhãs em que se apresentavam na televisão He-man e os defensores do universo – Gato Guerreiro, Gorpo, Mentor, Teela, Feiticeira, que, juntos, defendiam o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull dos truques maléficos do vilão Esqueleto e seu exército formado por Maligna, Homem-Fera, Mandíbula, Aquático e outros que me fogem a memória.

Quente também eram as manhãs que tínhamos que enfrentar o temível e poderoso Mumm-ra, o ser eterno, auxiliado de perto pelos escudeiros: Escamoso, Chacal, Abutre e Simiano. Mas o legal era que tínhamos Lion-O, sua turma, e a poderosa espada justiceira, detentora do olho de Thundera e sua visão além do alcance. Os ThunderCats – formado por Lion-O, Panthro, Tygra, Cheetara, Willy Kit, Willy Kat e o divertido Snarf, unidos, nunca permitiram que os ‘Antigos Espíritos do Mal’ dominasse o seu território. A união dos “gatos” se fazia mais forte e Mumm-ra sempre era derrotado e mandado de volta para a sua tumba.

O nosso mundo real está muito longe do senso de justiça apresentado pelos heróis das histórias em quadrinhos e desenhos animados. Aqui “os nossos inimigos estão no poder”. Quem tem vez são os ladrões de gado, de porcos, de galinhas, de automóveis, de bancos, dos cofres públicos.

Tex Willer e seus soldados não possuem a mesma eficiência, a mesma coragem e senso de justiça. Seus oponentes estão muito bem armados. O Esqueleto e sua turma detonam caixas eletrônicos, enterram pessoas, mutilam crianças, atacam quartéis. E o Mumm-ra? Esse é poderoso demais. Domina as finanças das grandes estatais e remete a grana para paraísos fiscais na Europa e no Caribe. O Oeste não possui mais a compaixão dos justiceiros, a espada de He-man perdeu a força e “o olho de Thundera” nada vê e não sabe de nada. Aqui o trabalhador produz o metal e o meliante ostenta na praça. “Não há lugar seguro. Quem nos garante o futuro?!”

Francisco de Assis Sousa é professor e cronista. Mestrando em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa – Portugal. Email: frassis88@hotmail.com

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.