Pio IX | Câmara realiza audiência pública para buscar soluções junto a integrantes da gestão municipal sobre deficiência no transporte escolar no município
Administrador em 12 de maio de 2023
Na manhã desta sexta-feira, dia 12 de maio, a Câmara Municipal de Pio IX-PI realizou uma audiência pública para debater a educação no município. A audiência atendeu ao requerimento n° 03/2022 da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desporto da Casa, conduzida pela presidente vereadora Domitilia Lopes, autora da proposição.
O evento foi conduzido pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Carlito Pedro, e contou com a presença de vereadores, gestores escolares, professores, representantes da sociedade civil e autoridades do município, como o Procurador Juarez Alencar, representando o prefeito municipal Silas Noronha, o Vice-prefeito Weverton Bezerra, a secretária de educação Clebiana Teles e o Chefe dos Transportes Jorge Henrique Bezerra.
Durante a audiência, foram discutidos vários assuntos relacionados à educação, como a questão das deficiências no transporte escolar dos alunos da rede municipal, o teste seletivo, definição de cargos da secretaria de educação, a biblioteca municipal e a merenda escolar.
Os participantes puderam expor suas opiniões e sugestões para a melhoria da educação em Pio IX-PI. A audiência pública realizada pela Câmara Municipal foi um importante espaço de diálogo e debate entre gestores, vereadores, representantes da sociedade civil e demais interessados na melhoria da educação no município.
O presidente da Mesa Diretora, vereador Carlito Pedro, destacou a importância da audiência pública para a tomada de decisões importantes para a educação do município. Ele afirmou que a Câmara Municipal está comprometida em contribuir para a melhoria da qualidade de ensino em Pio IX-PI.
Carlito ainda questionou a secretaria de educação sobre a possibilidade da compra de mais ônibus escolares para a resolução do problema de transporte dos alunos.
“A solução seria o município fazer alguma coisa para comprar uma frota própria. Não adianta só dizermos que o transporte escolar não presta, e não apresentarmos uma solução. Não seria viável fazer um financiamento para comprar os ônibus escolares? E o município fosse pagando futuramente, pois aí nossos alunos teriam um transporte escolar de qualidade com zelo, pois sabemos que nossa frota acabou, está sucateada.”
A secretária justificou que não é possível e que a solução seria a compra de veículos através de emendas parlamentares. Clebiana ainda explicou que a gestão optou por permanecer com os veículos fechados devido a segurança dos alunos e não colocar veículos ‘pau-de-arara’ nas rotas.
A audiência contou com a participação de gestores, professores e vereadores que realizaram um debate através de perguntas e apresentaram proposições para a resolução dos problemas.
Ao final da audiência, ficou definido que serão buscadas formas de aumentar a captação de recursos do município e realizadas reuniões com os gestor municipal para discutir soluções para a questão do transporte escolar.
A presidente da Comissão de Educação, vereadora Domitilia Lopes, destacou que existem muitos problemas, mas também há soluções que foram antecipadas a essa gestão.
“Por exemplo, a mudança de regimento e a nucleação das escolas. O aluno é a peça principal e, se não for o aluno, não vem o financeiro para a prefeitura municipal. A nossa preocupação é que não exista o alunado e a educação municipal feche. A nossa justificativa são os apelos da população que chegam a todos nós”, disse a vereadora.
O vereador Geraldinho comentou sobre a situação da Educação na rede municipal e estadual.
“Reconheço que toda Educação tem problemas no seu andamento. Esperava que pudéssemos discutir a nossa Educação da rede municipal e estadual. Sabemos que toda administração tem que se preocupar com a Educação pois existe um percentual mínimo para ser aplicado nesta área. A nossa frota é velha, de 2009, mas com certeza vamos encontrar uma solução pois todos queremos resolver esse problema.” disse.
Durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Pio IX-PI para debater a educação no município, a Secretária de Educação, Clebiana Teles, apresentou diversas ações, projetos e programas desenvolvidos pela pasta. A secretária destacou a importância do teste seletivo, da educação inclusiva e do cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece dois lanches para alunos das creches e a compra de merenda escolar de pequenos agricultores do município.
“Embora o tempo não permita contemplar tudo que temos a dizer sobre a educação de Pio IX, vou fazer aqui um esforço para destacar algumas ações entre muitas que resultam em resultados transformadores para a educação do município”, disse Clebiana Teles.
Sobre o transporte escolar, a Secretária de Educação explicou que o município enfrenta problemas de insuficiência de recursos, apesar dos esforços da gestão municipal em garantir o transporte dos alunos.
“Um município que possui 53 rotas escolares, atende 2.777 alunos, professores que trabalham na zona rural, circulando em uma grande dimensão territorial. O que justifica uma cidade com esse enorme número de rotas receber do PNAT apenas algo em cerca de 47 mil reais, funcionando com um custo de 249 mil reais, e detalhe, nenhum recurso foi recebido esse ano até o dia 20 de abril”, enfatizou Clebiana.
O secretário municipal de Saúde, JonJon Leite também falou sobre o trabalho realizado em parceria com a Educação e que a gestão está empenhada em aprimorar cada vez mais essas iniciativas:
“Acompanhando a discussão da audiência e foi falado sobre os cuidados. Nós fizemos uma parceria com a Educação para a capacitação dos cuidadores, temos também o projeto Bonecos do Bem que é outro trabalho positivo da gestão. Estamos tentando melhorar a cada dia, as críticas construtivas são sempre boas.” disse.
Veja imagens!