O uso de tecnologias está cada vez mais presente na administração pública e parece uma das soluções para otimizar a educação estadual. A burocracia sem dúvidas é um dos maiores problemas atuais, que dificulta de maneira significativa o andamento de qualquer ato no estado, pois torna simples ações demoradas e de custo alto para o bolso do cidadão.
A secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, através da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), tem buscado soluções para melhorar o cotidiano das escolas estaduais. São sistemas e ferramentas que estão sendo criadas para facilitar ações como matrículas e acompanhamento das notas escolares.
Segundo a secretária Rejane Dias os 210 mil alunos da rede estadual, atendidos em 670 escolas, começarão a usufruir das tecnologias ainda este ano, mas a previsão é de que no ano que vem esteja concluído. Esse tipo de tecnologia já é usual em escolas particulares e essenciais em instituições de ensino superior, vêm para ser um aliando da educação.
NOTAS PELO CELULAR
Com a tecnologia em pleno uso, os pais e alunos poderão acompanhar as notas e frequência através de um sistema, que pode ser aberto tanto num computador, como num celular ou tablet. Além disso, notas, boletins e comunicados também poderão ser enviados por e-mail. O procedimento será realizado após o cadastro do aluno e dos pais, que receberão esclarecimentos sobre o uso do sistema.
O principal objetivo da novidade é fazer com que os pais acompanhem o desenvolvimento de seus filhos durante o ano letivo, e assim incentivá-los ou procurar auxílio em casos de baixo desempenho dos filhos.
Jorge Tajra, gerente da GTI: busca de soluções
SISTEMA JÁ É USADO FORA DO PIAUÍ
Na Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte, o próximo é uma autoavaliação feita pelos alunos, também online. O questionário será liberado em uma sexta-feira e os alunos terão o fim de semana para responder. Quem não tem computador em casa poderá responder na sala de informática da escola.
Um dos objetivos que a escola busca alcançar ao disponibilizar o planejamento do professor para os pais é aproximar as famílias da instituição. Para chegar mais perto disso, já está sendo colocada em prática outra ideia: um sistema online que disponibiliza aos pais notas e faltas de seus filhos. Esse sistema será acessado com uma senha e a família terá acesso somente aos dados dos seus filhos.
Para aqueles pais que não têm acesso a computadores, a escola disponibilizará o equipamento. Os que não sabem como usar terão a oportunidade de aprender com seus filhos e outros alunos que estão inseridos no Reinventando o Ensino Médio na escola.
A Secretaria do Estado de Educação do Pará mantém um sistema de Seduc PA – boletim online, lançamento de notas para que professores possam lançar as notas dos estudantes. Dessa forma, alunos, pais e os próprios docentes podem ter acesso às notas e controlar melhor o desempenho das crianças e adolescentes. Para acessar o sistema é necessário inserir os dados do ano letivo, data de nascimento, nome do aluno, nome da mãe e selecionar o tipo de consulta: por boletim ou atividades e avaliação.
SISTEMA DE MATRÍCULAS
Outra novidade é que o sistema de matrículas, que começou a ser usado este ano, vai ser aprimorado. A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), tem trabalhado para agilizar o mecanismo de matrículas da rede de ensino. Até 2014 o serviço de matrículas era terceirizado. A empresa contratada disponibilizava o sistema que gerava ônus para a instituição e que prevaleceu para as matrículas do ano letivo de 2015. Mas desde o início do ano, técnicos da GTI estão desenvolvendo o novo sistema de gestão escolar, próprio da Seduc, que deixará tudo diferente em 2016.
O novo sistema será divido em módulos, com áreas específicas para a inserção de dados sobre matrículas, quadro acadêmico contendo notas e faltas do alunado, inventário contabilizando tudo que compõe a estrutura física de cada escola e o controle de lotação.
MATRÍCULA PELO CELULAR
O novo sistema será disponibilizado de duas formas: web e mobile, possibilitando o acesso tanto em computadores quanto em tablets e celulares. Irá funcionar nos módulos on-line e off-line, permitindo às escolas que ainda não têm internet, ou onde a mesma seja lenta, transmitir informações de outro local com acesso à internet.
Nos casos de rematrículas, o próprio aluno poderá efetivar a matrícula on-line para o ano subsequente. O novo sistema de matrículas deve ficar pronto ainda no primeiro semestre desse ano.
TECNOLOGIA PARA A SEGURANÇA
O secretário da Segurança, Fábio Abreu, recebeu coordenadoras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), para alinhar ações referentes à segurança junto às escolas estaduais que ofertam cursos profissionalizantes.
Em resposta à solicitação, o secretário da Segurança disse já estar trabalhando para implantar um centro de monitoramento integrado por câmeras nas principais ruas e avenidas da cidade. “Os equipamentos serão instalados em ruas, avenidas e praças, e os policiais vão fazer o monitoramento das imagens de uma Central. Essa Central terá acesso às imagens em tempo real e, caso haja algum crime, o policial que está fazendo o monitoramento comunica imediatamente à equipe que está na rua”, explicou.
Fábio Abreu recebe coordenadoras de Educação
CÂMERAS DE SEGURANÇA
Fábio Abreu disse que vai entrar em contato com a secretária da Educação, Rejane Dias, para firmar uma parceria com a Seduc e implantar esse sistema nas escolas. “Vamos propor à secretária Rejane, que a Seduc instale câmeras nas escolas e que esse equipamento fique ligado à nossa Central. Dessa forma, poderemos coibir ações mais violentas e evitar também depredação do patrimônio”, informou.
A implantação do sistema de monitoramento está em fase de licitação e, enquanto isso, o secretário ressaltou que vai intensificar as rondas nas proximidades das escolas.
Fonte: Com informações da Ccom